Saudavelmente

saudavelmente capa

O que é o Saudavelmente?

O Saudavelmente é o serviço de saúde mental para estudantes da UFG e atua em diversas frentes
como acompanhamento terapêutico e ações de promoção da saúde (rodas de conversa, palestras,
orientações, entre outras).
O princípio que norteia as frentes de trabalho do Saudavelmente é o acolhimento a todes
estudantes da UFG que procuram algum tipo de ajuda em saúde mental, priorizando pessoas em condição
socioeconômica vulnerável e em risco. O Acolhimento é uma prerrogativa da política de humanização em
saúde que visa conhecer as demandas de usuários dos serviços a partir das particularidades de cada
pessoa.

Horários de funcionamento

Setor Universitário (câmpus Colemar Natal e Silva)
Saudavelmente na antiga Prae do Setor Universitário (câmpus Colemar Natal e Silva) – funciona
somente por meio de agendamento.

Câmpus Samambaia
Saudavelmente na sede atual da Prae (câmpus Samambaia) – 7h às 19h.

Setor Universitário (câmpus Colemar Natal e Silva)

Clique aqui para ver no Google Maps

Câmpus Samambaia
Saudavelmente na sede atual da Prae (câmpus Samambaia)

Clique aqui para ver no Google Maps

Como participar?

Para ingressar no Saudavelmente, estudantes devem se inscrever para o Acolhimento, que é um primeiro atendimento individual, no qual serão acolhidas as demandas principais de estudantes que nos procuram. Neste momento, também são fornecidas maiores informações sobre os tipos de ajuda disponíveis e regulamentos. Esse acolhimento é fundamentalmente uma escuta atenciosa e profissional ao sofrimento apresentado e não significa necessariamente encaminhamento para psicoterapia. Após essa escuta, a equipe construirá junto com cada estudante um projeto terapêutico, visando encaminhamento externo ou interno.

O agendamento para Acolhimento poderá ser feito por vários meios:

• Pelos telefones: 35212755 e 32096342.
  • E pessoalmente (Samambaia e Universitário).

Em qualquer um desses meios, é importante atentar para os melhores horários:

• Samambaia - de segunda à sexta de 8h às 12h e às terças e quartas de 13h às 19h.
  • Universitário - às segundas, quintas e sextas de 13h às 19h e às sextas de 8h às 12h.

São ofertadas semanalmente 18 vagas para Acolhimento, o que possibilita que casos de urgência sejam rapidamente contemplados.

Serviços e atividades fornecidas:

Consultas psiquiátricas, solicitação e retirada de receitas

Estudantes que já passaram pelo acolhimento podem ser encaminhados para consulta com as
psiquiatras do Saudavelmente.

Todas as consultas serão agendadas pessoalmente (Samambaia e Universitário) ou pelos telefones: 3521-2755 e 3209-6243.

Os agendamentos serão feitos preferencialmente:

NÃO SERÁ POSSÍVEL AGENDAR CONSULTA POR WHATSAPP.

AVISO IMPORTANTE

• Todas as consultas são agendadas conforme disponibilidade de vagas.
  • Não há consulta psiquiátrica de emergência no Saudavelmente.
  • Os horários para a consulta psiquiátrica são entre 8h e 11h ou entre 14h e 18h.

Grupos terapêuticos

A cada ano, o Saudavelmente oferece vários grupos, temáticos ou não, para estudantes que tenham
participado do acolhimento ou que tenham interesse em fazer parte de algum dos grupos existentes.

O encaminhamento para os grupos será feito no acolhimento ou poderá ser solicitado pelo whatsapp do
Saudavelmente.

ATENÇÃO: a oferta de grupos pode variar ao longo do ano e os grupos podem fechar para entrada de
novos participantes.

Ações de promoção da saúde (rodas de conversa, palestras, orientações aos servidores, entre
outros)

• Projeto Tempo e Autocuidado

O Projeto Tempo e Autocuidado constitui uma estratégia de atenção e promoção à saúde, elaborado a partir da Psicologia da saúde, Terapias Cognitivas, Cronobiologia Humana e outros referenciais teórico-metodológicos. Esperamos que estudantes de graduação e pós-graduação possam obter através deste projeto:

- Melhoria do vínculo e aproveitamento acadêmico, em favor da progressiva integralização dos cursos

- Gerenciamento do tempo com ênfase no presente, orientado para metas de curto, médio e longo prazo.

- Redução da sensação de incapacidade, ansiedade e depressão

- Ganho em saúde mental e qualidade de vida.

Link para as Atividades em Grupo

• Projeto Mentalize

É um curso de capacitação para os/as Coordenadores de Assuntos Estudantis e demais servidores interessados. Com o objetivo de capacitar os servidores para melhor apoiarem os/as estudantes em sua trajetória acadêmica

Coordenadora: Lívia Mesquita de Sousa

E-mail:  saudavelmenteprae@ufg.br

Saudavelmente telefone direto: (62) 3521-2755

Whatsapp business do Saudavelmente: (62) 32096243 – somente por mensagens.