Saudavelmente

Atualizado em 21/10/19 09:47.

Sala_saudavelmente.jpg

Apresentação

Há mais de 20 anos, a PRAE deu início ao atendimento das questões de saúde mental da comunidade universitária da UFG, um trabalho que foi sendo construído ao longo desses anos, resultando no desenvolvimento do Programa Saudavelmente em 10 de abril de 2003. A Equipe de Saúde Mental do Programa atua no atendimento social, psiquiátrico e psicológico de estudantes da UFG. Buscando uma compreensão dos processos que envolvem a saúde mental em seus diversos aspectos, a Equipe tem realizado um trabalho amplo, com ações diversificadas, como atendimentos individuais e em grupo, visitas aos locais de estudo e domiciliares, reuniões entre profissionais de diferentes áreas e discussões interdisciplinares dos casos.

Diante da impossibilidade de atender a todos os membros da comunidade universitária, o Programa tem dado prioridade ao atendimento das populações mais vulneráveis, como aqueles que não possuem condições sócio-econômicas para arcar com tratamentos privados. Por isso, durante o acolhimento (primeiro procedimento pelo qual passa a pessoa atendida) é feita a classificação de urgências e emergências e também uma avaliação sócio-econômica. O atendimento será prioritariamente em grupo. Dessa forma, o Programa garante que pelo menos os usuários em estado de urgência e os de baixa-renda possam ser atendidos, buscando contribuir com a diminuição da evasão entre os estudantes e com a qualidade de vida dos mesmos.

Objetivos gerais

· Implementar um programa abrangente de saúde mental na UFG que corresponda às necessidades de atenção em nível de prevenção, assistência e recuperação das intercorrências psíquicas e emocionais;

· Formar uma rede de atendimento integrando os diversos serviços e produtos existentes no campo da assistência, estudos e pesquisas;

· Desenvolver projetos que visem a promoção da saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária.

Como fazer parte do Programa Saudavelmente?

Procurando o serviço pessoalmente ou por telefone e agendando sua participação nos dias de Acolhimento (triagem). Após o Acolhimento você será encaminhado para o tratamento adequado, quando necessário, podendo usufruir dos recursos disponíveis no momento (Psicoterapia individual e/ou em grupo, arteterapia, terapias integrativas e Reiki).

Coordenação: Psicóloga Lívia Mesquita de Sousa

Localização: Prédio da PRAE, Campus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário