Parceria Centro de Línguas

O Centro de Línguas da UFG (CL/UFG) é uma ação de extensão da Faculdade de Letras (FL) que oferece cursos semestrais adaptados às necessidades da comunidade universitária (professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes) e da comunidade externa à UFG. Os valores e taxas únicas semestrais podem ser consultadas aqui (Link).

Qual o objetivo dessa parceria?
O objetivo da parceria PRAE-CL é fortalecer a participação e acesso de estudantes de graduação, oriundos/as de família de baixa renda aos cursos de línguas estrangeiras, tanto para aperfeiçoamento e melhor desenvolvimento acadêmico, quanto para posterior ingresso em cursos pós-graduação stricto sensu, como também no mercado de trabalho, entre outras finalidades.

O que são as Bolsas de Idiomas ?
O Centro de Línguas oferece vagas por turma apenas nos níveis iniciais dos cursos (Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol) a estudantes atendidos/as pelos programas assistenciais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) ou que tenham Cadastro Único analisado pela Coordenação de Serviço Social da PRAE/UFG, com perfil de renda conforme o determinado no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e na Política de Assistência Social Estudantil (PASE).

Conforme regulamento do CL (https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/27/o/Regulamento_do_CL.pdf) são ofertadas semestralmente 18 bolsas, sendo distribuidas em:

IDIOMA VAGAS
Inglês 1 8
Espanhol 1 2
Francês 1 2
Alemão 1 1
Italiano 1 1
Indigenas (iniciantes) 2
Quilombolas (iniciantes) 2

Como requerer a Bolsa para o Centro de Línguas?
O processo de solicitação/inscrição é por meio de formulário semestral, em que o/a estudante deve escolher uma opção de curso de idioma, com sua respectiva justificativa. Ou seja, NÃO tem uma lista de espera classificada por ordem de chegada.

Caso queira continuar a pleitear a vaga no idioma, será necessário se inscrever novamente, via formulário, disponibilizado no site da PRAE.

O formulário é aberto no semestre anterior ao processo de seleção de ingresso, e se encerra um mês antes, conforme calendário de matrículas (janeiro e julho) do Centro de Línguas da Faculdade de Letras.

O processo de seleção é conduzido por profissional Assistente Social da Coordenação de Serviço Social (CSS) e segue a mesma orientação dos editais de bolsas da PRAE, respeitando-se o determinado no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e na Política de Assistência Social Estudantil (PASE).

Se increva aqui para seleção de 2024/2

Critérios gerais de seleção para concorrer a bolsa:

a) estudantes regularmente matriculados/as em curso de graduação presencial com status definido pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA/PROGAD) igual a “ATIVO”;

b)ser bolsista ATIVO da PRAE;

c) para não bolsistas da PRAE: ter Cadastro Único atualizado e analisado pela equipe de Serviço Social;

d) possuir renda mensal familiar per capita bruta inferior ou igual a um salário-mínimo e meio (1,5) conforme o ano de cadastro no SIGAA, de acordo com o analisado pela equipe de assistentes sociais da Coordenação de Serviço Social da PRAE;

e) prioritariamente, não ter graduação concluída.

Mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo: servicosocial.prae@ufg.br / 62 3521-2745 (whatsapp)

Veja abaixo os processos de seleção semestral sobre a bolsa do Centro de Línguas:

icone ficehiro pdf Lista Selecionados Centro de Línguas - 2023/1
icone ficehiro pdf Lista Selecionados Centro de Línguas - 2023/2