Instituto Confúcio

Parceria PRAE e Instituto Confúcio

Em 11/12/24 13:56. Atualizada em 16/12/24 08:11.

No Brasil, existem atualmente 10 Institutos Confúcio. Porém, o localizado na UFG é o primeiro, em toda a América Latina, a oferecer, além de língua e cultura, o ensino de Medicina Tradicional Chinesa.

 

1. Qual o objetivo dessa parceria?

 

    O objetivo da parceria PRAE e Instituto Confúcio é fortalecer a participação e acesso de estudantes de graduação, oriundos/as de família de baixa renda, a oportunidade de aprender Mandarim e Medicina Chinesa, bem como proporcionar acesso a informações sobre a China, seu povo, sua cultura e suas tradições, quanto para posterior ingresso em cursos pós-graduação stricto sensu, como também no mercado de trabalho, intercâmbio entre outras finalidades.

 

2. O que são as Bolsas de Mandarim? 

 

     Serão ofertadas vagas por turma (on-line e presencial),  a partir do Mandarim 1, à estudantes atendidos/as pelos programas assistenciais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) ou que tenham Cadastro Único analisado pela Coordenação de Serviço Social da PRAE/UFG, com perfil de renda conforme o determinado no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e na Política de Assistência Social Estudantil (PASE).

 

3. O que são as Bolsas de Medicina Chinesa?

 

   Serão ofertadas vagas de Medicina Chinesa e, posteriormente, nos cursos específicos: Acupuntura, Fitoterapia, Tuiná, prioritariamente, à estudantes de graduação da área da saúde.

 

4. Vagas

Conforme o regulamento, serão ofertadas à PRAE pelo Instituto Confúcio vagas de acordo com o número de turmas oferecidas semestralmente.

 

5. Como requerer as Bolsas de Mandarim e Medicina Tradicional Chinesa?

 

O processo de solicitação/inscrição é por meio de formulários semestrais e separados por curso. Ou seja, NÃO tem uma lista de espera classificada por ordem de chegada.

Caso queira continuar a pleitear a vaga nos cursos, será necessário se inscrever novamente, via formulário, disponibilizado no site da PRAE. 

O formulário é aberto no semestre anterior ao processo de seleção de ingresso, e se encerra um mês antes, conforme calendário de matrículas do Instituto Confúcio.

O processo de seleção é conduzido por profissional Assistente Social da Coordenação de Serviço Social (CSS) e segue a mesma orientação dos editais de bolsas da PRAE, respeitando-se o determinado no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e na Política de Assistência Social Estudantil (PASE).

 

 Mandarim:

 

INSCRIÇÕES 2025/1 ABERTAS.

CLIQUE AQUI 

 

 

Medicina Chinesa: 

 

INSCRIÇÕES 2025/1 ABERTAS.

CLIQUE AQUI 

 

 

 

6. Critérios gerais de seleção para concorrer às bolsas nos cursos:

 a) estudantes regularmente matriculados/as em curso de graduação presencial com status definido pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA/PROGAD) igual a “ATIVO”;

 b)ser bolsista ATIVO da PRAE;

 c) para não bolsistas da PRAE: ter Cadastro Único atualizado e analisado pela equipe de Serviço Social;

 d) possuir renda mensal familiar per capita bruta inferior ou igual a um salário-mínimo (1,0) conforme o ano de cadastro no SIGAA, de acordo com o analisado pela equipe de assistentes sociais da Coordenação de Serviço Social da PRAE;

e) prioritariamente, não ter graduação concluída. 

f) para o curso de mandarim: prioritariamente, não ser bolsista ou ter sido bolsista do Centro de Línguas. 

 

Para saber mais sobre o Instituto Confúcio: https://institutoconfucio.ufg.br/ 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mial servicosocial.prae@ufg.br