cel na mao

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulga formato de funcionamento no período pandêmico

Em 07/04/20 09:20. Atualizada em 04/05/21 13:40.

Com o atual cenário de saúde pública mundial, em função do Covid-19, A PRAE/UFG vem trabalhando em ações relacionadas aos Programas e Serviços de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Goiás

Todas as Bolsas da Assistência Estudantil estão sendo pagas normalmente, contribuindo para o período de distanciamento social dos estudantes que possuem o benefício. 

 

Durante o período de fechamento dos Restaurante Universitários, a PRAE publicou portaria e edital específicos que tratam do repasse financeiro, em caráter excepcional e emergencial, destinado à contribuir com a alimentação dos estudantes da Universidade Federal de Goiás com alta vulnerabilidade socioeconômica.

 

Os moradores das Casa de Estudantes Universitários têm sido orientados, através de documentos oficiais e lives, quanto aos cuidados necessário para evitar a contaminação comunitária do Covid-19 e também com o controle de fluxo de pessoas nas entradas das casas. Os estudantes que demonstraram interesse em voltar para seus lares, casas de familiares e amigos, foram assistidos com compras de passagens. 

 

Em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, as Professoras Anaclara Ferreira Veiga Tipple e Katiane Martins Mendonça realizaram uma Live Especial no dia 8 de Abril com o tema "Cuidados nas Casas de Estudantes Universitários da UFG em tempos de Covid-19". A organização foi das Professoras Claci Fátima, Luana Cássia, do NEPIH - Núcleo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

 

O Programa Saudavelmente, em especial neste período de distanciamento social, promove entre os integrantes da comunidade universitária uma série de ações e trabalhos de acompanhamento.

 

O atendimento à distância é uma das ações mais constantes no Programa. Através de aplicativo de mensagens Whatsapp - (62) 32096243 - os estudantes em emergência podem ter acesso aos plantões psicológicos e teleconsultas psiquiátricas para as pessoas que já são acompanhadas, com a retirada de receitas via portaria.

 

A Psicóloga do Programa Saudavelmente Natália Beatriz tem apresentado constantes lives via redes sociais com temas diferentes. O primeiro, que aconteceu no dia 6 de abril, retratou o tema “O que estamos aprendendo com a pandemia de coronavírus?”. As outras duas edições realizadas abordaram a temática “Presença e fé em tempos turbulentos” e “Luto e esperança de dias melhores”. A profissional é formada pela UFU e mestre em sociologia pelo PPGS/UFG. É instrutora de yoga, aromaterapeuta, doula e placeneira. Cursa especialização em Psicologia Humanista, Existencial e Fenomenológica pela Faculdade Dom Alberto.

 

Ainda na abordagem das transmissão ao vivo via Facebook, de apoio emocional, acontecem meditações e esclarecimentos sobre saúde mental em meio à pandemia e práticas integrativas em saúde.

 

Nos dias 17/04, 24/04 e 01/05, das 9h às 10h30min, o Programa Saudavelmente coordena o ciclo de conversas on-line pela plataforma zoom com o tema: “cultivando o equilíbrio emocional no distanciamento social”. Para se inscrever, o estudante deve acessar o link.

 

Ainda foi disponibilizado, através do compartilhamento via Google Drive, dicas de livros, vídeos músicas e outras mídias para o período de distanciamento social, além de contribuir com informações de plantas medicinais e óleos essenciais úteis para o tratamento complementar de problemas respiratórios em geral.

 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis é uma das apoiadoras da ação solidária “Movimente-se! Tem gente precisando de você!”, que tem como objetivo arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza para estudantes da Universidade Federal de Goiás e servidores terceirizados em situação de necessidade e falta de recursos para esse momento.

 

Para participar, basta acessar o formulário e doar os seguintes alimentos: arroz, leite, feijão, óleo , macarrão, sabonete, creme dental, detergente, molho de tomate, farinha de milho, açúcar, café e sabão em barra. As doações serão recebidas na sede da PRAE no dia 20 de abril, entre 8h e 18h.

O Serviço de Nutrição continua atuando na produção de materiais educacionais e também na análise dos cardápios propostos pela Nutrir, empresa responsável pelos restaurantes universitários.  O atendimento para dúvidas, críticas, elogios e sugestões sobre as refeições enviadas às CEU UFG, por e-mail (nutricao.prae@ufg.br) e telefone (62 984026062) estão sendo respondidas pela equipe.

Os atendimentos nutricionais aos estudantes encaminhados pelo Programa Saudavelmente estão sendo realizados remotamente. O estudantes podem ter mais informações sobre o atendimento do Serviço de Nutrição no link abaixo.

 

Condições de trabalho do Serviço de Nutrição PRAE UFG durante o período pandêmico Covid-19

 

Os demais serviços estão sendo feitos em trabalhos de escalas e plantões de emergências. Confira:

 

Serviço Odontológico:

Responsável: Hidecázio Sousa

(62) 3209-6237 / e-mail: hidecazio@ufg.br

 

 

Serviço de Saúde Mental (Saudavelmente):

Responsável: Lívia Mesquita de Souza

(62) 3209-6243 (WhatsApp) / e-mail: liviams@ufg.br / saudavelmente@yahoo.br

 

Serviço Social: Responsável: Beatriz Cristina de Almeida

(62) 98190-5075 / e-mail: sevicosocialufg@yahoo.com.br

 

Serviço de Nutrição:

Responsável: Samantha Pereira Araújo

(62) 98402-6062 / e-mail: nutricao.prae@ufg.br.

 

Esporte e Lazer (CECAS - Centro de Esportes do Campus Samambaia)

Responsável: Juracy da Silva Guimarães - (62) 999726299

Augusto Cezar (Academia): 994119936

Shayene Assis (Quadra): 982511824

e-mail: cecasufg@gmail.com.

 

Coordenação Administrativa (Secretaria):  

Responsável: Kassia Barros 

 e-mails: prae@ufg.br  / kassiabarros@ufg.br

 

 

Pró-Reitora: Maisa Miralva da Silva

Telefone: 99662-9681 /e-mail: maisa@ufg.br

 

Pró-Reitora Adjunta / Diretora de Articulação Acadêmica:

Ana Cristina Silva Rebelo

Telefone: 98138-0503 / e-mail: ana_rebelo@ufg.br

 

Diretor de Indicadores Sócio Acadêmicos: João Medrado

Telefone: 98124-7085 / e-mail: medradoprae@gmail.com

 

Diretora da Atenção Estudantil: Camila Cardoso Caixeta

Telefone: 98165-x3081/ e-mail: camilacaixeta@ufg.br / dae.prae@ufg.br

 

 

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE/UFG

 

Notícias relacionadas:

Portaria define repasse financeiro em caráter excepcional e emergencial

Devido ao impacto social do fechamento dos Restaurantes Universitários para parte dos estudantes que dependem desse equipamento social para realizar suas refeições, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis publica Portaria definindo repasse financeiro em caráter excepcional e emergencial para estudantes de graduação presencial, no valor de R$ 250,00. 

Ambulatório oferece terapias integrativas a distância

O distanciamento social instituído devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus pode afetar além da rotina, a saúde física e mental das pessoas. Ciente dessas questões, terapeutas voluntários do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) decidiram realizar o atendimento a distância (virtuais e por telefone).

Publicado Portaria postergando o prazo final de avaliação das solicitações de continuidade de atendimento

A prorrogação é mediante justificativas consubstanciadas apresentadas pelos estudantes que participam dos programas de Assistência Estudantil (Bolsa Permanência PNAES/UFG, Bolsa Alimentação FCT/Ap.Goiânia, Bolsa CEU, Esporte e Lazer, Bolsa Moradia e Bolsa Canguru) com status ATIVO ou ATIVO-FORMANDO no CGA/PROGRAD e que apresentaram nos respectivos históricos escolares disciplinas com Reprovações por Falta e/ou Reprovações por Média e Falta, o que contraria o disposto em regulamentação específica para cada bolsa, conforme descrito na mensagem enviada.

O Programa Saudavelmente/PRAE/UFG oferece nesse período de quarentena

Plantão psicológico à distância aos estudantes em emergência e outras ações

Edital Emergencial Alimentação

Seleção de estudantes em dificuldades advindas do contexto de crise provocada pela COVID-19, a serem atendidos com repasse financeiro, em caráter emergencial, destinado a contribuir com a ALIMENTAÇÃO

 

 

 

 

Categorias: Última hora