Condições de trabalho do Serviço de Nutrição PRAE UFG durante o período pandêmico Covid-19

Em 07/04/20 09:17.

Considerando as medidas adotadas e as recomendações dos órgãos de saúde e agentes governamentais para conter a disseminação

1. Atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão (coleta de dados do Projeto de Pesquisa “Perfil Nutricional dos moradores das Casas de Estudantes Universitários UFG”, palestras e avaliação nutricional em unidades acadêmicas pelo PRAE Fazendo Onda), estão adiadas até o fim da quarentena. Permanecem disponíveis no site da PRAE UFG materiais de educação nutricional para consulta pela comunidade (https://prae.ufg.br/p/1046-servico-de-nutricao). Novos materiais continuarão a ser elaborados e disponibilizados.

1. A supervisão em boas práticas e fiscalização técnica de contrato das cantinas UFG, do Restaurante Executivo (RE) e do Restaurante Universitário (RU) do Câmpus Colemar Natal e Silva estão suspensas devido ao fechamento destas unidades no período de quarentena.

1. No RU do Câmpus Samambaia ainda há produção de refeições pela equipe da Nutrir Refeições para entrega a cerca de 140 estudantes nas Casas de Estudantes Universitários (CEU). Diante disso, serão mantidas de modo não presencial as seguintes atividades relacionadas ao RU pelo Serviço de Nutrição PRAE UFG:
  • Análise dos cardápios propostos pela Nutrir Refeições, por e-mail;
  • Aplicação do método de avaliação qualitativa das preparações dos cardápios (AQPC), com auxílio da ferramenta Planilhas Google®;
  • Atualização do número de refeições, por CEU e por tipo (onívora, ovolactovegetariana, vegana) junto à empresa para produção, por compartilhamento na ferramenta Planilhas Google®;
  • Supervisão do porcionamento e apresentação das refeições, por meio de registros fotográficos dos alimentos e porções compartilhados pela Nutrir Refeições, por meio de aplicativo de mensagens;
  • Fiscalização técnica das boas práticas por meio da conferência dos seguintes documentos escaneados e encaminhados por e-mail pela Nutrir Refeições, mensalmente: a) planilha de temperaturas de alimentos, b) planilha de temperaturas de equipamentos, c) planilha de coleta e armazenamento de amostras, d) registros de execução dos procedimentos operacionais padronizados (POP) previstos na RDC Anvisa n.º 216/2004 (higienização das instalações, equipamentos e móveis; controle de pragas e vetores; higiene e saúde dos manipuladores; higienização do reservatório).
  • Atendimento para dúvidas, críticas, elogios e sugestões sobre as refeições enviadas às CEU UFG, por e-mail (nutricao.prae@ufg.br) e telefone (62 984026062);
  • Apuração de denúncias e suspeitas de doenças transmitidas por alimentos relacionadas às refeições enviadas às CEU UFG, registradas por e-mail (nutricao.prae@ufg.br) e em formulário próprio disponível no site da PRAE (https://prae.ufg.br/n/112488-sintomas-gastrintestinais-formulario);
  • Registros de infrações ao contrato 049/2017 e à legislação sanitária vigente para composição dos relatórios da Comissão Fiscalizadora.

1. A revisão do Termo de Referência para licitação dos RU e RE UFG, iniciada pelas nutricionistas do Serviço de Nutrição PRAE UFG, terá continuidade como atividade remota.

1. O atendimento nutricional aos estudantes encaminhados pelo Programa Saudavelmente será realizado por meio não presencial, Conforme Resolução CFN nº 646, de 18 de março de 2020. Novos pacientes encaminhados e aqueles que já estão em acompanhamento serão atendidos por meio de aplicativos de mensagens, chamadas de voz, vídeo chamadas e/ou e-mail, de acordo com a necessidade de cada caso e seguindo as condições previamente acordadas com o Programa Saudavelmente no Memorando n.º 04/2019.

Aos pacientes em acompanhamento será feita a assistência quanto a:

1. avaliação da adesão ao plano alimentar (dieta);
  2. alteração do plano alimentar (readequação da dieta) conforme mudanças no hábito alimentar, estado de saúde, atividade física e peso corporal, sob demanda espontânea do paciente informada a nutricionista, ou nos retornos previamente agendados (mantidas as datas, porém sem encontros presenciais).
  3. orientação do paciente em relação à forma e frequência de monitoramento das dimensões corporais (peso e circunferências corporais) na ausência do nutricionista para avaliação antropométrica presencial.
  4. elaboração de material educativo que oriente a manutenção da alimentação saudável e de hábitos de vida adequados durante o período de isolamento social.

Aos pacientes de primeira consulta será feita a assistência mediante:

1. envio do formulário de anamnese e orientação quanto ao adequado preenchimento (atividade já era realizada dessa forma no atendimento presencial).
  2. agendamento de vídeo-chamada ou ligação telefônica para realização da primeira consulta.
  3. após a primeira consulta, o plano alimentar será encaminhado em até 07 dias úteis ao paciente e explicado a dinâmica do mesmo (via vídeo-chamada ou ligação telefônica).
  4. o acompanhamento será feito de acordo aos itens 1 a 4 mencionados anteriormente.

1. O atendimento a demandas de outros estudantes da UFG (não encaminhados pelo Programa Saudavelmente) que necessitem de atenção nutricional será por e-mail (prae@ufg.br). Os casos serão avaliados individualmente para realização orientações e ou prescrições nutricionais.

1. Diante do exposto, contamos com a compreensão da gestão e da comunidade universitária para a nova realidade de trabalho que estamos vivenciando. Permanecemos à disposição, reiterando nossos meios preferenciais de comunicação: