Saudavelmente

 

Seja bem-vinda, bem-vinde e bem-vindo!

 

Você sabe o que é o Saudavelmente?

Saudavelmente é o serviço de saúde mental da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Este serviço atua na mediação entre as demandas de saúde mental e as demandas acadêmicas, com o objetivo de reduzir os índices de evasão e retenção de estudantes da UFG. Esperamos ajudar você a continuar e concluir os seus estudos com bem-estar e qualidade de vida.

 

Quem pode usar?

Se você é estudante da UFG, está passando por algum sofrimento psíquico e se encontra em situação de vulnerabilidade econômica e social, nosso serviço é para você!

 

Como funciona?

O serviço atua em dois eixos: Eixo I - Assistência em Saúde Mental e o Eixo II- Promoção de Saúde.

Vamos conhecer cada um?

Eixo I - Assistência em Saúde Mental:

Abrange as ações de identificação, encaminhamento e acompanhamento de estudantes que estão em sofrimento/adoecimento psíquico. O atendimento a estudantes está estruturado da seguinte forma:


ESCUTA: Que constitui o primeiro contato com o serviço, tem o objetivo de escutar, acolher e fazer o manejo especializado das demandas de discentes da Universidade. Serão disponibilizadas 12 vagas semanais, sendo 6 vagas (3 por dia, em dois dias diferentes) na unidade do Setor Universitário e outras 6 vagas (3 por dia, em dois dias diferentes) no Câmpus Samambaia na sede da PRAE.

 

Para ter qualquer tipo de acompanhamento no Saudavelmente o(a) estudante deverá, obrigatoriamente, passar pelo momento de ESCUTA.

 

A ESCUTA não será agendada. Os(as) estudantes serão atendidos por ordem de chegada, respeitando o número de vagas do dia. A escuta será realizada em um único encontro, com duração aproximada de 50/60 minutos e deverá possuir 3 momentos:

  • 1º Momento: Escuta ativa;

 

  • 2º Momento: Triagem conforme os critérios de gravidade dos sintomas e de renda.


Gravidade dos sintomas: O Saudavelmente acompanha os casos moderados e leves. Os transtornos graves, que necessitam de suporte maior que o oferecido pela equipe, deverão ser encaminhados para a rede externa;

*OBS: São considerados pacientes graves as pessoas que necessitam de um suporte maior que o oferecido pelo serviço, como quadros com sintomas psicóticos, surtos, pacientes que estejam em algum risco para si e para terceiros, pacientes com demandas específicas que necessitem de um serviço especializado e direcionado

Renda: Os atendimentos destinam-se a estudantes de baixa renda. Cada estudante deverá estar inscrito(a) no Cadastro Único integrado no SIGAA (https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/93/o/Anexo_I_Preenchimento_do_Cadastro_Unico.pdf) caso o(a) estudante tenha o perfil para ser acompanhado no Saudavelmente, mas não possua inscrição no CAD, poderá ser encaminhado(a) ao serviço social para a realização do cadastro.

  • 3º Momento: o desdobramentos da ESCUTA podem seguir o seguinte fluxo:

- Acolhimento da demanda e intervenções pontuais: Quadros que não necessitem de outros atendimentos;

- Encaminhamento Externo: Estudantes que NÃO atenderem os critérios estabelecidos para serem acompanhados(as) pela equipe do Saudavelmente, mas que necessitam de algum tipo de cuidado em saúde mental, deverão ser encaminhados(as) para a rede externa (serviços públicos e privados, clínicas escola e sociais e profissionais parceiros do programa; serviços especializados);


O encaminhamento fornecerá as informações necessárias para acessar a rede, como local, endereço, telefone e procedimentos necessários para acessar o serviço;

- Encaminhamento interno: Estudantes que estão nos critérios para serem acompanhados(as) pela equipe do Saudavelmente serão encaminhados via OTIMIZA para uma das modalidades e ACOMPANHAMENTO no serviço.

Dias e horários da ESCUTA:

Setor Universitário


Segunda-feira
10 hs
11hs
12 hs


Quarta feira
10 hs
11 hs
12 hs


Samambaia

Terça-feira
14 hs
15 hs
16 hs


Sexta-feira
14 hs
15 hs
16 hs

(clique aqui para acessar a escala das escutas)

ACOMPANHAMENTO: O acompanhamento pela equipe do Saudavelmente acontecerá a depender das vagas disponibilizadas no momento em cada modalidade, sendo que a lista de pacientes encaminhados(as) para esta forma de atendimento ficará disponível aos profissionais no Otimiza. Serão oferecidas as seguintes modalidades:

  • Grupo psicoterapêutico: Os atendimentos em grupo possuem regras distintas, definidas a partir da especificidade de cada grupo;

 

  • Psicoterapia breve e focal: No atendimento psicoterápico breve e focal serão oferecidas, aproximadamente, 70 vagas semanais.

O(a) profissional responsável pelo acompanhamento deverá construir o Projeto Terapêutico Singular (PTS) para nortear o tratamento e reavaliar sempre que necessário. O acompanhamento individual será norteado pelas seguintes etapas:


1ª etapa: construção do PTS com definição dos números de sessões e frequência dos atendimentos (semanal, quinzenal). Nessa etapa serão agendadas no máximo 12 sessões.


2ª etapa: após o término do número de sessões, definidas previamente, o(a) profissional deverá reavaliar a pessoa atendida. Caso ainda não tenha possibilidade de alta ou encaminhamento para rede externa, o(a) profissional deverá elaborar outro PTS para que a pessoa possa continuar em acompanhamento por no máximo 12 sessões.


3ª etapa: após o término do número de sessões estabelecidas na etapa anterior, o(a) profissional reavaliará o atendimento. Se ainda não tiver possibilidade de alta ou encaminhamento externo, o caso será discutido em reunião de equipe para definição dos novos direcionamentos do tratamento.

 

  • Acompanhamento psiquiátrico: os encaminhamentos para a psiquiatria serão feitos pelo(a) profissional responsável pela ESCUTA ou pelo ACOMPANHAMENTO do(a) estudante. A frequência das consultas serão definidas pelo médico(a) responsável pelo atendimento.

Estudantes em acompanhamento psiquiátrico serão atendidos(as) no serviço pelo período de 6 a 12 meses, sendo encaminhados posteriormente para os serviços de saúde disponíveis do SUS, de instituições filantrópicas ou instituições de Saúde Suplementar.


Após o período inicial estipulado, a permanência por mais 6 meses no serviço acontecerá após reunião de equipe.

 

Para melhor organização do serviço e para democratizar o acesso orientamos que:

  • Estudantes perderão a vaga no serviço se faltarem ao atendimento duas vezes sem justificativa ou três vezes seguidas, com justificativa. Também perderão vaga no serviço aqueles(as) que tratarem de forma desrespeitosa e agressiva algum(a) profissional da equipe.

 

  • Estudantes que perderem a vaga no serviço por falta, poderão participar novamente do serviço, após o período de 6 meses da última falta, devendo passar novamente pelo momento ESCUTA.

 

  • Estudantes que perderem a vaga no serviço devido a condutas de desrespeito ou agressividade com algum(a) profissional, ou que apresentarem pouca aderência ao tratamento proposto, ou que não se beneficiarem do atendimento realizado no SAUDAVELMENTE serão encaminhados para serviço externo.

Eixo II - Promoção da Saúde:

Este eixo engloba intervenções de promoção da saúde mental nas unidades acadêmicas e nas Casas de Estudantes. Age sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e coletividades, promovendo escolhas saudáveis nos níveis social, ambiental e comportamental. Entre as modalidades de promoção dispomos de:

  • 1ª Segmento - Informativos: elaboração e divulgação de materiais digitais e/ou físicos, com orientações acessíveis que promovam a melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária;

 

  • 2º Segmento - Pesquisa: a atuação se dará por meio da elaboração e condução de projetos de pesquisa para a identificação das demandas em saúde mental da comunidade universitária, a fim de subsidiar o desenvolvimento das ações de assistência e promoção.

 

  • 3º Segmento - Intervenção in loco: ações direcionadas às unidades com maior necessidade e ou demandas recebidas pelo Saudavelmente e nas pesquisas realizadas. Essas intervenções acontecerão de duas formas:

- Observatório das CEUs – um projeto permanente, construído e conduzido por todos os serviços da PRAE destinado a moradores das Casas de Estudantes Universitários.


- Intervenção nas unidades acadêmicas, baseada nas demandas recebidas pelo Saudavelmente e nas pesquisas realizadas. As intervenções serão estruturadas em uma unidade por vez, acontecerão de 4 a 6 encontros, visará a sensibilização da unidade; o diagnóstico institucional; a elaboração de protocolos e documentos; o treinamento de servidores(as) e discentes; e a avaliação da intervenção.

  • 4º Segmento – Parcerias: fortalecer a rede de Saúde Mental, construindo um fluxo de encaminhamentos, discussões de casos, construção de parcerias. É importante ressaltar aqui que estamos abertos(as) a iniciativas ou a parcerias para melhor atender estudantes.

 

Nossos combinados para um melhor atendimento:

Seus direitos:


- Atendimento humanizado e sem discriminação;
- Respeito aos seus valores e individualidade;
- Profissionais capacitados(as) para o atendimento;
- Ser atendido(a) no horário marcado;
- Ser avisado(a), com pelo menos 12 horas de antecedência, caso seu atendimento seja remarcado;
- Encaminhamento qualificado para outros serviços quando necessário;
- Preservação dos seus dados pessoais;
- Ter um prontuário;
- Ter encaminhamento qualificado para serviços internos e externos;

 

Suas responsabilidades:

- Comparecer aos atendimentos agendados no horário marcado(tolerância máxima de 15 minutos).
- Adesão ao tratamento proposto.
- Tratar todos os membros da equipe com respeito.
- Manter seus dados cadastrais atualizados.
- Fornecer informações verdadeiras.
- Desmarcar consultas com pelo menos 12 horas de antecedência.

 

Os registros do seu atendimento:

Os atendimentos serão registrados em prontuário oferecido pela universidade “OTIMIZA” que deverá conter os dados cadastrais devidamente preenchidos, bem como as anotações de todos(as) profissionais envolvidos(as) no acompanhamento e tratamento do(a) estudante;


Os prontuários pertencem a cada paciente, sendo sua guarda de responsabilidade do Serviço de Saúde Mental da PRAE/UFG(SAUDAVELMENTE);
Os prontuários são de uso exclusivo da equipe interdisciplinar;


Pacientes do serviço poderão ter acesso ao seu prontuário ou solicitar cópia desde que faça a solicitação por escrito com antecedência mínima de 30 dias;


Solicitação de relatórios: Os relatórios e declarações serão emitidos de 3 a 14 dias após a solicitação. O documento será entregue somente a pacientes do serviço ou a pessoa autorizada (por escrito) pelo(a) estudante.

 

Como acessar ou entrar em contato?

O acesso ao SAUDAVELMENTE se dará pelo momento da “ESCUTA”, que ocorre de forma presencial. Os dias e horários da ESCUTA serão fixos divulgados pelos portais de informação da PRAE. Se forem mudados em algum momento, haverá nova divulgação.

Em caso de dúvidas, para obter orientações é necessário entrar em contato com a Secretaria do Saudavelmente, de forma presencial, de acordo com os seguintes dias e horários: (clique aqui)


Os(as) professores e demais órgãos da Universidade poderão entrar em contato pelo e-mail: saudavelmenteprae@ufg.br


Estudantes que estiverem no ACOMPANHAMENTO terão um canal para marcação/desmarcação das consultas. Esses canais de comunicação serão oferecidos pelo(a) profissional e servirão apenas como meio de agendamento das consultas.

 

E se for uma demanda URGENTE, com algum risco importante para a própria pessoa ou para terceiros?

Não se coloque em risco! Procure a coordenação do curso para informar os familiares do(a) estudante. Se perceber um risco físico, chame imediatamente o SAMU pelo número 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

 

Você precisa de acompanhamento, porém não se enquadra no perfil de vulnerabilidade socioeconômica?

Colocamos aqui alguns links que podem ser úteis:


- Atendimento psiquiátrico e psicológico pelo SUS (clique aqui)

Que tal algumas orientações simples, porém muito válidas?
Disponibilizamos aqui algumas informações que podem lhe auxiliar no cuidado com sua saúde mental:

– Higiene do sono (clique aqui)
– Uso de telas (clique aqui)

 

SAÚDE MENTAL NÃO É FRESCURA!

As doenças mentais são reais, representam uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. Frequentemente tem sua primeira manifestação na adolescência e no início da vida adulta. Não negligencie a saúde mental. O sofrimento mental não está relacionado à preguiça ou à frescura. Podemos construir ambientes sociais e organizacionais que promovam a saúde mental, incentivando o cuidado e a empatia.

Se cuida, e lembre-se: estamos aqui para te apoiar!!

 

Nossa equipe

A Equipe do Saudavelmente é constituída por: servidores(as) efetivos(as) da UFG, lotados(as) no Saudavelmente; servidores(as) efetivos(as) parceiros(as) do Saudavelmente, lotados(as) em outras unidades da UFG; profissionais voluntários(as); estagiários(as), residentes e estudantes dos cursos oferecidos pelo serviço.

 

Lila Ramos: psicoterapeuta junguiana e arteterapeuta.
Doutorado em Psicologia, Mestre em Serviço Social, especialista em Psicologia Analítica e Arteterapia, Dependência química.


Viviane Ferro da Silva: Psicóloga Clínica e da Saúde
Titulação: Ma. em Desenvolvimento Humano e Saúde; especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial e Psicologia da Saúde e Hospitalar.


Anneliza de Sá: Psicóloga
Titulação: Especialista em Psicomotricidade e Doutora em Psicologia Clínica.


Tatiana Silva Dunajew Lemos Afonso:
Mestre em Filosofia, Especialista em Psicossomática, Especialista em Cuidados Paliativos, Especialista em Docência Universitária.


Raiana Vaz Barroso:
Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Mestrado em Psicologia.


Lívia Mesquita de Sousa: Psicologia
Doutora em Psicologia Clínica e Cultura.


Maria das Graças Barbosa de Andrade:
Superior completo, Especialização em Psicopedagógico Institucional e Clínica.


Natália Beatriz Viana Teixeira: Psicologia
Graduação em psicologia, mestrado em sociologia, doutoranda em ciências da saúde.

 

Contatos

E-mail:  saudavelmenteprae@ufg.br

Saudavelmente telefone direto: (62) 3521-2755 - o telefone não deve ser utilizado para agendamentos.