Relação entre doença periodontal e doenças ou condições sistêmicas
Artigo Dr. Alexandre Lustosa
A doença periodontal é uma infecção que acomete a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes (cemento, osso alveolar e ligamento periodontal). Sua forma mais branda é a gengivite — cujo sinal mais evidente é o sangramento durante a higiene ou o exame periodontal — que, se não tratada, pode evoluir para a periodontite, em que há perda do osso que sustenta os dentes. Esta é caracterizada clinicamente por presença de bolsa periodontal (espaço mais profundo entre a gengiva e o dente), mau hálito, mobilidade dental, entre outras. Com a sua evolução, ocorre a perda dental pela falta de suporte ósseo.
A doença periodontal é causada por microrganismos (bactérias) específicos presentes no biofilme (placa) na superfície dos dentes e que não é removido diária e adequadamente por meio da higiene bucal.
Nos últimos anos, tem havido maior interesse em se pesquisar a relação da doença periodontal com algumas doenças ou condições sistêmicas como diabetes, alterações cardiovasculares, obesidade, gravidez e outras.
Tem sido demonstrado pela literatura científica (Papapanou, 2015) que pacientes com doença periodontal apresentam maior risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, para complicações do diabetes, complicações da gravidez, entre outros.
Em alguns casos, a relação pode ser inversa. Numa recente pesquisa, Jindal et al. (2015) comprovaram que a severidade da doença periodontal aumenta conforme piora o controle glicêmico do indivíduo diabético.
Assim, é importante que os cuidados com a higiene bucal sejam muito bem realizados, além de ser necessária uma boa avalição da saúde bucal com o Cirurgião-Dentista, a fim de que a doença periodontal possa ser diagnosticada em fase precoce, evitando, assim, complicações locais e sistêmicas.
REFERÊNCIAS
Jindal, A. et al. Relationship between severity of periodontal disease and control of diabetes (Glycated Hemoglobin) in patients with type 1 diabetes mellitus. J Int Oral Health, v. 7, n. 2(suppl), p. 17-20, 2015.
Papapanou, P. N. Systemic effects of periodontitis: lessons learned from research on atherosclerotic vascular disease and adverse pregnancy outcomes. Int Den J, 2015 (in press).
Fuente: Dr. Alexandre Lustosa
Categorías: Artigos