Reunião de boas-vindas - Editais nº 88 e 321 de 2025

Em 17/11/25 10:48. Atualizada em 17/11/25 10:48.

Resumo da Reunião 

A reunião de Boas-vindas e Orientações foi criada pela Coordenação de Serviço Social por volta do ano de 2018 com o intuito de ser um momento informativo e de contato entre a equipe e os/as estudantes. 

 

No dia 07/11/2025 realizamos de forma virtual a reunião de boas-vindas para os(as) estudantes contemplados(as) na Segunda Chamada do Edital nº 88/2025 e no Edital nº 321/2025.

 

Abaixo, segue para registro e facilitação de consulta, um resumo do conteúdo desta reunião.

 

O QUE É A PRAE? 

 

É a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Somos responsáveis por implementar a Política de Assistência Estudantil na UFG (Resolução Consuni 44/2017) que tem como objetivos: 

I- Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e favorecer a permanência e a conclusão do curso de estudantes atendidos, com vistas a diminuir a retenção e a evasão.

II- Apoiar o protagonismo estudantil no ambiente acadêmico para uma formação científica, humana, política e profissional qualificada.

 

Como fazemos isso? Por meio de Bolsas, Programas e Serviços. 

Com quais recursos financeiros fazemos isso? Com recursos oriundos do governo federal por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024)

Para conhecer os programas e bolsas da PRAE acesse: https://prae.ufg.br/p/29469-programas-e-bolsas 

 

Bolsistas da PRAE também podem ser isentos no:

Centro de Práticas Corporais da FEFD. Mais informações acesse https://fefd.ufg.br/ 

Centro de Línguas. Mais informações acesse: https://prae.ufg.br/p/46872-parceria-centro-de-linguas

Instituto Confúcio. Mais informações acesse:  https://prae.ufg.br/p/46872-parceria-centro-de-linguas

 

TERMO DE COMPROMISSO:

Todos/as os/as contemplados foram informados na página do resultado final, por e-mail e durante a Reunião sobre a obrigatoriedade da assinatura do Termo de Compromisso no SIGAA. 

A assinatura é feita pelo SIGAA até o dia 15/11/2025.

Atenção: o Loguin é apenas a primeira parte do e-mail instituição, sem a parte do “@discente.ufg.br”., Exemplo: se o e-mail é maria123@discente.ufg.br, o loguin é maria123

 

QUANDO VOU COMEÇAR A RECEBER? 

  • Todos* receberão 2 parcelas, uma referente a Outubro e outra a Novembro. 

* Exceto: quem recebeu bolsa acolhe em outubro. 

  • Alteração no valor da Bolsa de Apoio Pedagógico:
    • Outubro: valor R$500,00
    • Novembro: valor R$700,00

 

  • A isenção no RU já foi lançada para todos(as)

 

POR QUANTO TEMPO POSSO SER ATENDIDO/A?

Segundo a Portaria PRAE 02/2021 existe um tempo máximo que o bolsista pode ficar vinculado ao programa em que foi contemplado. Esse tempo varia se o atendimento é direto ou indireto,

Atendimento Direto: são realizados por meio de repasse na conta bancária do/a estudante como:  Bolsas CEU, Moradia, Apoio Pedagógico, Canguru é calculado pelo Tempo Médio do curso ACRESCIDO de até +12 meses

 

Atendimento Indireto: são atendimentos em um serviço como a vaga na CEU e RU, é calculado pelo Tempo Máximo do curso ACRESCIDO de até +12 meses

 

Para saber o tempo médio ou máximo do seu curso procure no projeto Político Pedagógico.

 

Atenção: o tempo serve apenas para calcular o número máximo de parcelas/meses que o(a) estudante poderá ser atendido(a). No atendimento direto, não consideramos o tempo cursado sem a bolsa como tempo recebido. 

Por exemplo: Uma estudante do curso de Pedagogia que está no 3º semestre (iniciou o curso em 2024) e só conseguiu a bolsa agora em 2025, poderá receber uma bolsa financeira (atendimento direto) por 60 meses (curso de 4 anos equivale a 48 parcelas e se acrescenta mais 12), independente dela já ter cursado 18 meses antes de ser bolsista (3 semestres)

 

QUANDO AS BOLSAS SÃO PAGAS?

Os pagamentos de bolsas (atendimentos diretos) são realizados até o dia 15 de cada mês. Se passar dessa data pode ser um problema de pagamento. Neste caso, entre em contato com charlesmilhomem@ufg.br   

 

MINHA COLEGA RECEBEU E EU NÃO, POR QUE? 

O pagamento chega primeiramente na Central do Banco do Brasil e depois é distribuído para outros bancos. Sendo assim, quem possui conta no Banco do Brasil recebe primeiro.

 

QUANDO DEVO ATUALIZAR MEUS DADOS BANCÁRIOS?

A qualquer momento.  Para trocar de conta bancária você precisa atualizar essa informação no SIGAA (aba de dados pessoais) e informar o charlesmilhomem@ufg.br   

 Veja aqui o tutorial de troca dos dados bancários: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/93/o/Guia_de_Altera%C3%A7%C3%A3o_dos_Dados_Banc%C3%A1rios.pdf

 

QUANTOS PAGAMENTOS SÃO FEITOS POR ANO?

São feitos 12 pagamentos por ano. 

Não há interrupção no período das férias.

 

PRECISO ME CADASTRAR NO PRÓXIMO EDITAL PARA CONTINUAR RECEBENDO?

Não. Você permanece com a bolsa observando o tempo máximo de atendimento, desde que você esteja regularmente matriculado/a (ativo no CGA).

Atenção: a PRAE realiza o acompanhamento acadêmico semestral dos seus usuários. Caso você apesente um desempenho acadêmico insuficiente poderá ser desligado. 

Esse processo chama-se Desligamento Processual e está regulamentado pela Instrução Normativa PRAE nº 01/2025.

 

POSSO ACUMULAR BOLSAS?

Segundo a Portaria PRAE 02/2021 “Art. 6º Cada estudante só pode receber atendimento direto em uma única modalidade, sem cumulatividade”

Contudo, esse critério refere-se apenas a bolsas de Assistência Estudantil (Bolsas da PAE, Bolsa PROMISAES, Mérito, Bolsa Permanência MEC) e não a bolsas acadêmicas. 

Ou seja, o bolsista PRAE pode acumular com Residência Pedagógica, PIBID, PIBIC, estágio, monitoria, etc…

Uma exceção de bolsa financeira da PRAE que é acumulável com outra bolsa financeira da PRAE é a Bolsa Canguru.

 

POSSO TROCAR DE CURSO SENDO BOLSISTA?

Sim, você pode trocar de curso, mas é preciso observar o tempo máximo de atendimento, pois as parcelas já recebidas são contabilizadas no tempo de recebimento da bolsa.

 

SE EU TRANCAR O CURSO PERCO A MINHA BOLSA?

Se esse for seu primeiro trancamento após ingressar na bolsa e se você voltar no semestre seguinte, você não perderá a bolsa. 

É preciso preencher um requerimento e encaminhar para a Diretoria de Atenção Estudantil dae.prae@ufg.br . Você encontra esse formulário no nosso site (aba Formulários) 

 

O QUE É O DESLIGAMENTO PROCESSUAL?

O desligamento processual é adotado como parte das estratégias profissionais e institucionais de acompanhamento ao estudante atendido na PASE/PRAE/UFG (Instrução normativa PRAE nº 1/2025)

 

Os índices acadêmicos considerados pela PRAE são: 

  • Percentual Médio de Frequência (PMF):  <75%
  • Taxa de Integralização Anual: ≠ de zero
  • Tempo de Atendimento no Programa/Bolsa.

 

Este processo é realizado anualmente pela PRAE, sempre no segundo semestre.

 

COMO O RU FUNCIONA?

O RU abre de segunda a sábado, sendo que no sábado só para café da manhã e almoço. A empresa que atualmente administra o RU não abre nos feriados. 

A Isenção para TODAS as refeições e não acumula de um mês para o outro. Todo mês a PRAE deposita créditos suficientes para que o/a estudante isento/a faça TODAS as refeições quanto o RU esta aberto. 

O valor que é  descontado é o valor integral que a refeição custa (não se desconta apenas R$4,00);  

 

NOSSOS CONTATOS:

Nosso site: https://prae.ufg.br/ 

Sempre divulgamos editais, resultados, comunicados no 

 

Instagram da PRAE:  prae@ufg.br

Divulgamos editais e ações realizadas pela PRAE.

 

E-mail

Em algumas situações também encaminhamos informações importantes de forma individual para os(as) estudantes por meio de e-mail (o que está cadastrado no SIGAA) - fique sempre atento(a) aos e-mail da PRAE! 

 

Serviço Social 

(62)3521-2745 - apenas chamadas telefônicas

servicosocial.prae@ufg.br

A equipe de Serviço Social realiza o trabalho de análises socioeconômicas e acompanhamento dos bolsistas. Em caso de dúvidas sobre estas informações procure nossa equipe de Assistentes Sociais.