notícia -desligamento processual (1)

Comunicado sobre notificação de desligamento processual de estudantes nos atendimentos da PRAE

En 13/09/22 12:11 . Actualizado en 14/09/22 11:44 .

Comunicamos aos estudantes que receberam e-mail informando sua situação, relativa ao cumprimento do que preconiza o termo de compromisso, assinado mediante a inclusão nos atendimentos da PRAE, que nos links a seguir estão disponibilizados o tutorial, o formulário de recurso e a relação com os números de matrícula dos estudantes notificados.

Formulários Download de arquivos
Formulários de recurso - Requerimento contra desligamento por grupo icone ficehiro pdf
Tutorial icone ficehiro pdf
Relação de matrículas icone ficehiro pdf

Caso haja recursos, tão logo sejam analisados, poderão ser convocados novos estudantes para os atendimentos da PRAE.

Do estabelecimento de grupos:

No processo de análise dos índices acadêmicos dos estudantes, foram identificadas situações diversas em relação aos critérios de PMF (percentual médio de frequência), número de mensalidades pagas e percentual de integralização. Nessa perspectiva foram constituídos seis grupos, três em fase crítica e três em fase de alerta.

FASE CRÍTICA

Grupo formado por estudantes que já estão na fase de desligamento processual da Assistência Estudantil PASE/PNAES e terão direito a ampla defesa e ao contraditório

• CRÍTICO 1A: Constitui-se de estudantes que extrapolaram o número de mensalidades e têm o Percentual Médio de Frequência (PMF) abaixo de 75% nos semestres de 2021/1 e/ou 2021/2.
  • CRÍTICO 1B: Constitui-se de estudantes que extrapolaram o número de mensalidades e têm o Percentual Médio de Frequência (PMF) acima de 75% nos semestres de 2021/1 e/ou 2021/2.
  • CRÍTICO 1C:Constitui-se de estudantes cuja taxa de aprovação é ZERO e o Percentual Médio de Frequência (PMF) está abaixo de 75% nos semestres de 2021/1 e/ou 2021/2.

FASE DE ALERTA

Grupo formado por estudantes que estão no início da fase crítica. Tem caráter preventivo, por isso neste primeiro momento, serão apenas alertados sobre o desligamento eminente, por meio de comunicação via e-mail. No próximo semestre passarão por reavaliação, e caso constate-se que não houve alteração da realidade acadêmica estes passarão a ser parte do Crítico 1D (estudantes alertados/as em 2022/1).

• ALERTA 1: Constitui-se de estudantes com Percentual Médio de Frequência (PMF) abaixo de 75% nos semestres de 2021/1 e/ou 2021/2.
  • ALERTA 2: Constitui-se de estudantes que têm até 6 parcelas para alcançar o máximo de mensalidades previsto para o atendimento.
  • ALERTA 3: AConstitui-se de estudantes cuja taxa de aprovação é ZERO e o Percentual Médio de Frequência (PMF) acima 75% nos semestres de 2021/1 e/ou 2021/2.

Atividade Data
Notificação individual dos estudantes por meio do e-mail cadastrado no portal do discente. 09/09
Prazo para os/as estudantes do Grupo Crítico realizarem a solicitação de recurso por meio do SIGAA De 09/09 a 25/09
Publicação da relação de estudantes que não recorreram 27/09