UFG acolhe estudantes do UFG Inclui e de programas de apoio acadêmico

Em 01/04/19 09:33.

O evento reuniu alunos indígenas, quilombolas e os oriundos de países em desenvolvimento

Acolhida_1_UFGInclui

A UFG organizou uma acolhida aos estudantes indígenas e quilombolas do Programa UFG Inclui, no sábado, dia 23/03. Também estiveram presentes estudantes de cursos e disciplinas de apoio acadêmico, estudantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), oriundos de países em desenvolvimento, e a mais nova turma de 25 estudantes estrangeiros francófonos do programa Pré-PEC-G, programa de iniciativa dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Educação (MEC), que a UFG aderiu recentemente.

A vice-reitora, professora Sandramara Matias Chaves, participou da abertura do evento, fazendo o discurso de acolhida aos novos estudantes e desejando sucesso em suas trajetórias. A pró-reitora de Graduação, professora Jaqueline de Araújo Civardi, também discursou reforçando aos estudantes a importância deles se apropriarem dos mais diversos espaços da universidade, para não perderem oportunidades.

A boa notícia do dia foi dada pelo pró-reitor adjunto de Graduação, professor Israel Elias Trindade, que informou do ajuste na Resolução CEPEC 1540/2017, aprovado por unanimidade na reunião do CEPEC do dia 22/03, que passa a considerar agora os estudantes Pré-PEC-G como alunos especiais da UFG. O rró-reitor adjunto explicou que, antes do ajuste, esses estudantes francófonos, na maioria de origem africana, não tinham acesso aos direitos e oportunidades que são dados aos estudantes regulares e especiais da UFG, por não ser possível expedir número de matrícula, visto que a universidade, até então, não reconhecia essa categoria de estudante. “Com a  alteração, eles poderão ter os mesmos benefícios da política de assistência estudantil. Tal medida, portanto, representa uma conquista de direito e de cidadania”, ressaltou.

Acolhida_4_UFGInclui

O pró-reitor adjunto de Assistência Estudantil, professor Ígor Kopcak, também discursou e endossou o compromisso da PRAE em apoiar os estudantes, para que eles tenham êxito em sua passagem pela universidade. Também fizeram parte da mesa diretiva a coordenadora de Ações Afirmativas (CAAF), professora Marlini Dorneles, e a coordenadora de Inclusão e Permanência (CIP), professora Suzane Alencar, que dirigiram palavras de acolhida aos novos estudantes e apresentaram um balanço das ações dessas coordenações.

Também prestigiaram o evento a diretora de Ensino da Prograd,  professora Moema Gomes Morais; o diretor do Instituto de Informática, professor Sérgio Carvalho; o vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas, professor Rones Paranhos de Deus; o vice-diretor do Instituto de Matemática e Estatística, professor Ronaldo dos Santos; o procurador institucional, Pedro Cruz, além de professores da Faculdade de Letras, do IME, de servidores técnico-administrativos e estudantes veteranos de diversos cursos da UFG.

Acolhida_2_UFGInclui

Acolhida_5_UFGInclui