UFG lança campanha de economia de energia

On 05/02/16 08:44 .

Peça chama atenção para o uso consciente do ar condicionado, da iluminação e dos computadores na Universidade

 

Texto: Lucas Botelho

Fotos: Adriana Silva

  

A campanha de economia de energia da UFG foi lançada na tarde dessa sexta feira (29/4), durante a reunião do Conselho Gestor, realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. A proposta do projeto é reduzir o consumo de energia elétrica e as despesas com serviços de telefonia na universidade.

Foram distribuídos diversos materiais informativos que recomendam o uso consciente, como cartazes e adesivos que serão colados próximos aos interruptores, computadores e ares-condicionados. “Nós esperamos que, com esses direcionamentos e informações, as pessoas tenham mais consciência, pois além da questão orçamentária há também a ambiental, pois são bens finitos”, afirmou o reitor da UFG, Orlando Afonso do Vale Amaral.

Segundo o reitor, as primeiras medidas começaram ainda em 2015. “Essas ações vêm no sentido de racionalizar algumas despesas básicas. A nossa despesa de energia elétrica é de 1,5 milhão ao mês. É o item mais caro das nossas despesas básicas, mas temos além dela a água, telefone, e uma série de outros itens que são relevantes e impactam muito no nosso orçamento”, explicou.

  Lançamento campanha de economia de energia

Leandro Pinho, da Asssessoria de Comunicação da UFG, apresentou o material da campanha que será distribuído em todos os prédios da Universidade

Ações

Para definir as diretrizes e estratégias de redução de consumo de energia elétrica na Universidade foi criado, em 2013, o Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFG, uma ferramenta de planejamento que tem como essência a redução do desperdício. Emiliano Godoi, professor e coordenador do PLS, conta que a primeira universidade do Brasil a ter o seu PLS – servindo de modelo para o planejamento de outras universidades – foi a UFG. 

Também foi criada recentemente a Comissão de Economia de Energia da UFG, que possui foco específico e trabalhou junto ao PLS na construção da campanha voltada para a energia elétrica, telefonia e o uso dos computadores. Formado por professores e estudantes de áreas como Engenharia Elétrica, Mecânica, Ambiental e Computação, o grupo realizou coletas de dados junto ao CEGEF e tenta agora estabelecer o perfil de consumo de diversos prédios da UFG.

 Lançamento campanha de economia de energia

"Estou absolutamente à disposição pra pensar sustentabilidade em todas as unidades da universidade, lembrando que isso não se aplica só a Goiânia, mas a todos os campus da UFG", afirmou o professor Emiliano Godoi

A UFG também possui a sua política ambiental, que autoriza automaticamente todas as ações de gestão ambiental dentro da Universidade. Segundo o coordenador do PLS, é uma autorização tácita. “A partir do momento em que a reitoria aprova a política ambiental, todas as ações de qualquer área administrativa ou acadêmica, está automaticamente autorizada a gestionar dentro dessa questão ambiental”, explicou.

Source: Ascom UFG