Universidade dá boas-vindas aos alunos novatos
Evento de acolhimento divulgou informações sobre a gestão da universidade e programas de suporte acadêmico
Texto: Renato Rodrigues
Fotos: Victor Martins
Como parte da Programação de Boas-Vindas 2016, dezenas de estudantes que ingressaram no primeiro semestre letivo participaram na manhã de hoje (11/04) , do evento “Seja bem-vind@ a nossa UFG”, no auditório da Biblioteca Central (BC/UFG), no Câmpus Samambaia. Durante a conversa com o Reitor da UFG, professor Orlando Amaral e Pró-Reitores, os novos alunos receberam informações sobre a estrutura administrativa da universidade, programas de inclusão, assistência e permanência estudantil e também destinados à iniciação científica.
O Pró-Reitor de Graduação, professor Luiz Mello, explicou que o encontro representa uma oportunidade para esclarecer aos estudantes questões sobre a gestão da UFG e destacou o crescimento da universidade nos últimos anos. “Somos uma instituição com cerca de 25 mil alunos, 2.500 professores, mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento”, completou.
Luiz Mello afirmou que cursar uma graduação em uma instituição pública de ensino exige dedicação por parte dos alunos e recomendou que todos aproveitem bem a oportunidade de aprendizado. “Estudem muito, não foi fácil para muitos de vocês entrarem na universidade.”, acrescentou.
Evento de boas-vindas divulgou informações sobre o funcionamento da universidade aos novos alunos da graduação
O Reitor da UFG, Orlando Amaral, desejou boas-vindas aos estudantes e que todos sejam bem acolhidos pela universidade durante todo o período de graduação. Ele ressaltou a importância da ampliação do número de vagas nos cursos de graduação em Goiânia e nas regionais do interior do Estado.
Para o Reitor, apesar dos avanços, há muitos desafios para a ampliação do acesso ao ensino superior no país já previsto pelo Plano Nacional de Educação. “Temos que aumentar de 17% para 33% da população brasileira o percentual de estudantes entre 18 e 25 anos na educação superior”, disse.
Orlando Amaral lembrou que até o ano de 2007 as universidades federais estavam presentes em apenas 100 municípios brasileiros e que hoje já são mais de 300 cidades com unidades instaladas. “Ampliamos a presença da universidade no interior do país, antes as vagas eram centralizadas apenas nos grandes centros urbanos”, pontuou.
Reitor da UFG, professor Orlando Amaral destacou a ampliação do número de vagas oferecidas pela universidade
Pró-reitor de Pós-Graduação, José Alexandre Felizola Diniz Filho repassou aos novos alunos informações sobre os programas de pós-graduação oferecidos pela UFG e afirmou que a qualidade do ensino para quem já concluiu o curso depende da qualidade da formação durante a graduação. José Alexandre incentivou os estudantes a participarem dos programas de iniciação científica como forma de se prepararem para cursar uma especialização no futuro. “Não pensem que a pós-graduação é um sonho distante, comecem a pensar nela já a partir da graduação”, finalizou.
Inclusão
Vários alunos que ingressaram na UFG por meio do programa UFGInclui participaram do evento de boas-vindas. Há sete anos são disponibilizadas no processo seletivo do começo de ano uma vaga extra em cada curso de graduação oferecido pela universidade para representantes das comunidades quilombolas e indígenas. Para o primeiro semestre foram selecionados 55 novos alunos quilombolas e 43 indígenas.