PERGUNTAS FREQUENTES

Pagamento de Bolsas

En 08/06/20 10:35 . Actualizado en 10/10/23 15:42 .

Como funciona o fluxo de pagamento de bolsas?
O fluxo de pagamento envolve ações da PRAE e da PROAD. Este fluxo é realizado em duas etapas. A primeira etapa acontece no 16º dia do mês ou no dia útil subsequente e a segunda etapa no 1º dia útil do mês de pagamento. É necessário que você esteja ativo/a no CGA nestas datas.

Quando é realizado o pagamento das bolsas?
Os pagamentos de bolsas (atendimentos diretos) são realizados até o dia 15 de cada mês.
Para entender um pouco mais: A UFG, por meio da PRAE e PROAD, preparam e priorizam todos os processos de pagamentos referente às bolsas dos/as estudantes atendidos na Assistência Estudantil. Entretanto, para o efetivo pagamento, a Universidade depende dos repasses financeiros remetidos pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), por isso não é possível dar uma previsão exata. Assim que o MEC realiza o depósito na conta bancária da UFG o sistema de pagamento efetiva o depósito na conta dos/as estudantes. É por essa razão que em alguns meses o pagamento, em geral, ocorre no início do mês e outros não.

Meu/minha colega já recebeu, por que eu ainda não recebi?
O pagamento chega primeiramente na Central do Banco do Brasil e depois é distribuído para outros bancos. Sendo assim, quem possui conta no Banco do Brasil recebe primeiro.
O prazo para a distribuição é de 3 dias a partir do início do pagamento.

O que devo fazer caso meu pagamento não caia após o 15º dia do mês?
Você deve procurar a nossa equipe administrativa. A responsável é a servidora Daniela Carvalho e ela atende por meio do e-mail danifcarvalho@ufg.br ou do Whats’App institucional (62) 98459-0705.

Quando devo atualizar meus dados bancários?
Se você já recebe alguma bolsa da PRAE e quiser trocar de conta. Ao trocar de conta bancária você precisa atualizar essa informação no SIGAA (aba de dados pessoais) e informar nossa equipe administrativa. A responsável por esse assunto é a servidora Daniela Carvalho que atende por meio do e-mail danifcarvalho@ufg.br  ou do Whats’App institucional (62) 98459-0705.

Recebi determinada Bolsa até o mês passado, por que parei de receber?
Várias situações podem provocar o desligamento da Assistências Estudantil. As mais comuns são:
1ª possibilidade: Você está sem vínculo com a universidade. Isso acontece quando você está inativo/a no CGA. São fatores para ficar inativo/a: troca de curso, trancamento, conclusão de curso, exclusão da universidade, não renovação de matrícula.

2ª possibilidade: Você foi contemplado/a com uma bolsa de maior valor ou que não pode acumular com as bolsas da PRAE, por exemplo: a Bolsa Permanência MEC ou a Bolsa Promisaes/Mérito.

3ª possibilidade: Você não atendeu alguma convocação da PRAE que condiciona isso ao pagamento. Por exemplo: Você foi convocado/a pelo Desligamento Processual mas não recorreu de acordo com o programado.

4ª possibilidade: A Bolsa era de pagamento temporário. Por exemplo: Bolsa Acolhe ou a Bolsa Emergencial.

Troquei de curso, deixo de receber a minha bolsa?
Ao trocar de curso você não deixa de ser bolsista da PRAE. Contudo, para receber a sua bolsa é preciso que você esteja ativo/a no CGA. Lembre-se de informar para o/a servidor/a que estiver fazendo sua matrícula no novo curso que você é bolsista, pois o CGA realiza um controle. Avise também a Coordenação de Serviço Social pelo e-mail servicosocial.prae@ufg.br

Quais bancos/contas são aceitas para o pagamento de bolsas?

A UFG realiza pagamento em conta corrente. A única conta poupança aceita é da Caixa Econômica Federal, operação 013 , SEM limite.
Os únicos bancos digitais aceitos pela PRAE/UFG são: Banco Intermedium (Inter), Banco NEON, NuBank, C6bank, Pagseguro e Pagbank.
A UFG não realiza pagamento para as seguintes modalidades de contas: conta fácil, conta universitária, conta salário, contas que sejam vinculadas ao CPF de outra pessoa.

Não tenho conta bancária, posso usar a conta bancária de outra pessoa para receber?
Não é possível usar a conta bancária de outra pessoa.

Tenho dúvidas sobre a Bolsa Permanência MEC com quem devo falar?
O servidor responsável é o Fabrício Oliveira ele atende pelo e-mail fabriciohenrique@ufg.br

Posso acumular a/as bolsa/s da PRAE com bolsas acadêmicas?
Sim, é possível acumular a/as bolsa/s vinculadas ao PNAES com bolsas acadêmicas como monitorias, Bolsa de Iniciação à Pesquisa, Residência Pedagógica, estágios, etc.

Categorías: última hora