PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas frequentes

Em 08/06/20 10:35. Atualizada em 19/09/25 17:57.

Por quanto tempo posso ser bolsisa?

Depende de qual atendimento você tem:

  • Atendimento Direto (bolsa depositada na sua conta)  = ao Tempo Médio do curso ACRESCIDO de até +12 meses
  • Atendimento Indireto (em um serviço, como a CEU e o RU)  = Tempo Máximo do curso ACRESCIDO de até +12 meses

Para saber o tempo médio  ou máximo do seu curso, procure o Projeto Pedagógico.

 

Preciso me cadastrar no próximo edital para continuar recebendo?

Não. Você permanece com a bolsa observando o tempo máximo de atendimento, desde que você esteja regularmente matriculado (ativo no CGA).
Atenção: a PRAE realiza o acompanhamento acadêmico semestral dos seus usuários. Se você não estiver frequentando as aulas poderá ser desligado.

Esse processo chama-se Desligamento Processual (veja na aba de Editais)

 

Posso acumular a/as bolsa/s da PRAE com bolsas acadêmicas?
Sim, é possível acumular a/as bolsa/s vinculadas ao PNAES com bolsas acadêmicas como monitorias, Bolsa de Iniciação à Pesquisa, Residência Pedagógica, estágios, etc. 

 

Posso trocar de curso sendo bolsista?

Sim, você pode trocar de curso

Ao trocar de curso você não deixa de ser bolsista da PRAE. Contudo, para receber a sua bolsa é preciso que você esteja ativo/a no CGA. Lembre-se de informar para o/a servidor/a que estiver fazendo sua matrícula no novo curso que você é bolsista, pois o CGA realiza um controle. Avise também a Coordenação de Serviço Social pelo e-mail servicosocial.prae@ufg.br

Além disso, cabe informar que o número de parcelas que você já recebeu são contadas no seu tempo máximo de bolsa.

 

Se eu trancar o curso perco a minha bolsa?

Se esse for seu primeiro trancamento após ingressar na bolsa e se você voltar no semestre seguinte, você não perderá a bolsa.
É preciso preencher um requerimento e encaminhar para a Diretoria de Atenção Estudantil dae.prae@ufg.br  .

Você encontra esse formulário aqui

 

Quando o pagamento cai?
Não há uma data precisa, mas geralmente cai até o dia 15.

O fluxo de pagamento envolve ações da PRAE e da PROAD. Este fluxo é realizado em duas etapas: A primeira etapa acontece no 16º dia do mês ou no dia útil subsequente e a segunda etapa no 1º dia útil do mês de pagamento. É necessário que você esteja ativo/a no CGA na data que a segunda etapa for feita. 

 

O que devo fazer caso meu pagamento não caia após o 15º dia do mês?
Você deve procurar a nossa equipe administrativa. O responsável é o servidor Charles Milhomem e ele atende por meio do e-mail charlesmilhomem@ufg.br .

 

Quantos pagamentos são feitos por ano?
São feitos 12 pagamentos por ano. Não há interrupção no período das férias.

 

Quando é realizado o pagamento das bolsas?

A data de pagamento varia em cada mês.

Para entender um pouco mais:  A UFG, por meio da PRAE e PROAD, preparam e priorizam todos os processos de pagamentos referente às bolsas dos/as estudantes atendidos na Assistência Estudantil. Entretanto, para o efetivo pagamento, a Universidade depende dos repasses financeiros remetidos pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), por isso não é possível dar uma previsão exata. 
A folha de pagamento é emitada geralmente no 1ª, 2º ou 3º dia útil, e depois segue para a PROAD. Atualmente o MEC sempre repassa os recursos às terças-feiras. Assim que o MEC realiza o depósito na conta bancária da UFG o sistema de pagamento efetiva o depósito na conta dos/as estudantes. É por essa razão que em alguns meses o pagamento, em geral, ocorre no início do mês e outros não.  

Meu/minha colega já recebeu, por que eu ainda não recebi?
O pagamento chega primeiramente na Central do Banco do Brasil e depois é distribuído para outros bancos. Sendo assim, quem possui conta no Banco do Brasil recebe primeiro.
O prazo para a distribuição é de 3 dias a partir do início do pagamento.

Quando devo atualizar meus dados bancários?
Se você já recebe alguma bolsa da PRAE e quiser trocar de conta. Ao trocar de conta bancária você precisa atualizar essa informação no SIGAA (aba de dados pessoais) e informar nossa equipe administrativa. O responsável por esse assunto é o servidor Charles Milhomem e ele atende por meio do e-mail charlesmilhomem@ufg.br .


Recebi determinada Bolsa até o mês passado, por que parei de receber?
Várias situações podem provocar o desligamento da Assistências Estudantil. As mais comuns são:
1ª possibilidade: Você está sem vínculo com a universidade. Isso acontece quando você está inativo/a no CGA. São fatores para ficar inativo/a: troca de curso, trancamento, conclusão de curso, exclusão da universidade, não renovação de matrícula.

2ª possibilidade: Você foi contemplado/a com uma bolsa de maior valor ou que não pode acumular com as bolsas da PRAE, por exemplo: a Bolsa Permanência MEC ou a Bolsa Promisaes/Mérito.

3ª possibilidade: Você não atendeu alguma convocação da PRAE que condiciona isso ao pagamento. Por exemplo: Você foi convocado/a pelo Desligamento Processual mas não recorreu de acordo com o programado.

4ª possibilidade: A Bolsa era de pagamento temporário. Por exemplo: Bolsa Acolhe ou a Bolsa Emergencial.

 

Quais bancos/contas são aceitas para o pagamento de bolsas?

A UFG realiza pagamento em conta corrente. A única conta poupança aceita é da Caixa Econômica Federal, operação 013 , SEM limite.
Os únicos bancos digitais aceitos pela PRAE/UFG são: Banco Intermedium (Inter) e NuBank. 
A UFG não realiza pagamento para as seguintes modalidades de contas: conta fácil, conta universitária, conta salário, contas que sejam vinculadas ao CPF de outra pessoa.

 

Não tenho conta bancária, posso usar a conta bancária de outra pessoa para receber?
Não é possível usar a conta bancária de outra pessoa.

 

Tenho dúvidas sobre a Bolsa Permanência MEC com quem devo falar?
Temos uma aba de perguntas e respostas exclusiva: https://prae.ufg.br/p/53993-programa-bolsa-permanencia 

O servidor responsável é o Fabrício Oliveira ele atende pelo e-mail fabriciohenrique@ufg.br 

 

 

DOCUMENTOS

 

1) Confira nosso guia para alteração dos dados bancários: clique aqui! 

 

2) Requerimento de retorno após trancamento:

Critério: 

  § 1º Caso o estudante esteja em seu primeiro trancamento de matrícula, tenha solicitado o trancamento até a metade do semestre letivo e retorne ao status ATIVO ou ATIVO-FORMANDO no CGA/PROGRAD no semestre imediatamente subsequente a este trancamento e queira retornar aos atendimentos realizados, deverá comunicar à PRAE por meio do preenchimento completo do formulário disponível no portal desta PróReitoria e do seu envio por mensagem eletrônica ao e-mails: dae.prae@ufg.br, com solicitação de continuidade dos atendimentos anteriores ao trancamento para que sejam reativados.  (Portaria PRAE nº 02/2021, art. 12).

Categorias: última hora