horta01

Crianças participam de oficinas do Projeto Nossa Horta

Em 08/07/16 10:30.
O Serviço de Nutrição da Procom é um apoiador do Projeto Nossa Horta do Departamento de Educação Infantil/CEPAE. No primeiro semestre de 2016, as crianças realizaram atividades de plantio, cultivo, colheita e oficinas culinárias com as hortaliças.
A Nutricionista da Procom, Gilciléia Inácio, relata que as crianças que não tinham hábito de comer saladas cruas, começaram a experimentar as hortaliças que elas cultivaram. Este projeto é uma excelente ferramenta para o ensino e a prática da alimentação saudável.

Alimentos plantados e colhidos nos canteiros são incluídos nas refeições para estimular a alimentação saudável no Departamento de Educação Infantil (DEI) da UFG

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Victor Martins

As crianças atendidas pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação(Cepae) da UFG, antiga creche, participaram nesta sexta-feira (15/04), da segunda edição do Projeto Nossa HortaA iniciativa busca colaborar para a formação de hábitos alimentares saudáveis na infância e recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia.

Nossa horta 2

Durante a oficina as crianças plantam mudas de hortaliças e ervas em canteiros fabricados com material reciclável

A primeira parte da oficina de plantio envolveu as crianças em várias atividades artísticas lúdicas, incluindo brincadeiras e músicas em que são ensinados os nomes das hortaliças e como as verduras e os legumes são importantes para crescerem fortes e saudáveis. A equipe do Departamento de Alimentação Educacional (Dale), da SME, utilizou instrumentos de percussão, violão e até mesmo um berrante para despertar a atenção das crianças durante a realização de coreografias e danças.

Segundo o coordenador da Oficina de Plantio do Projeto Horta Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Nestor Valverde, a horta recebeu mudas de alface, cebolinha, coentro, couve, pimenta-de-cheiro, além de ervas como hortelã e manjericão que podem ser utilizados para fazer chás. Ele afirma que o projeto atende escolas da rede pública e já foi implantado em mais de 200 unidades de ensino de Goiânia. “Entendemos que a horta é um laboratório, um local onde as crianças aprendem sobre todas as etapas da produção do alimento até chegar à mesa”, pontuou.

Nossa horta 4

Pais participaram do plantio das verduras nos canteiros como forma de incentivar os filhos a consumir alimentos naturais

A professora Ione Mendes, coordenadora do Projeto Nossa Hortaexplicou que a ideia de construir uma horta no local surgiu devido à recusa das crianças em comer verduras e legumes durante as refeições. “Hoje os resultados são visíveis, os alunos se alimentam melhor e a rejeição diminuiu”, comentou. As oficinas foram realizadas nos dois turnos e tiveram a participação de cerca de 80 crianças.

Ione Mendes informou que há dois anos são realizadas oficinas com as crianças para estimular o aprendizado sobre como cuidar da horta e ao mesmo tempo repassar informações sobre a importância de manter uma alimentação saudável. A coordenadora acrescentou que nesta edição os pais foram convidados para participar do projeto para conhecer de perto a horta escolar. “As crianças se envolvem com o plantio, com o cuidado e com a preparação dos alimentos”, disse.

Nossa horta 5

Educadores da Secretaria Municipal de Educação e Esporte durante brincadeiras e coreografias musicais com as crianças

Categorias: Ultima hora Últimas Notícias