Casa de Estudantes Universitários - CEU´s

ceu capa

O que são as Casas de Estudantes Universitários da UFG?

As Casas de Estudantes Universitários (CEU's) são equipamentos sociais públicos que fazem parte do Programa de Moradia Estudantil (PME) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Um dos programas mais importantes de Assistência Estudantil da UFG que contribui para assegurar a permanência de estudantes de baixa renda com necessidade de moradia. Na UFG esta modalidade do PME está regulamentada pelas resoluções CONSUNI/UFG nº 07/2007 e nº 18/2009.

Quem pode morar nas CEU's?

Estudantes de graduação presencial da UFG, com perfil socioeconômico condizente com o Art.5º do Decreto nº 7234/2010 – Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que não resida, nem o núcleo familiar, na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), conforme Lei complementar nº 149, de 15 de maio de 2019 do Estado de Goiás (compreende os municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade).

Quantas pessoas moram nas CEU's?

Atualmente a PRAE/UFG da Regional Goiânia possui 4 Casas de Estudantes Universitários (CEUs) nomeadas como  CEU I, CEU III, CEU IV e CEU V, que oferecem ao todo 307 vagas.

Como são as CEU’s?

Os/As moradores/as compartilham os espaços da Casa como cozinha, quartos, banheiros, sala de estudos, lavanderia, espaços de convivência.

Como são os quartos?

As CEU’s possuem quartos com 3 vagas cada, estes quartos são divididos em femininos e masculinos. Os quartos têm guarda-roupas, cama, colchão. Algumas CEU's também têm mesas de estudos.

Como posso concorrer a uma vaga?

O/A estudante da UFG deve atender aos critérios determinados em edital próprio de seleção publicado no site da PRAE.

Quem mora na CEU recebe alguma Bolsa?

Sim, os/as moradores/as podem receber a Bolsa CEU no valor de R$500,00. Mas, caso o/a estudante receba Bolsa Permanência/MEC ou Bolsa PROMISAES/Bolsa Mérito não poderá receber a Bolsa CEU, pois essas bolsas não são acumuláveis.

Onde as CEU’s estão localizadas?

As CEU’s estão localizadas nos Campus ou em bairros próximos

Tem que pagar alguma despesa da casa?

Não. Os/as moradoras não terão dispersas residenciais como água, eletricidade ou gás.

Tem que levar panela pra cozinhar ou tem comunitárias?

O Programa disponibiliza uma cozinha  com balcão, pia, fogões, mesa que são compartilhados por todos/as os moradores/as. Porém panelas, pratos, talheres são de domínio particular, ou seja, cada morador/a deve possuir esses objetos.

Os quartos possuem ventilador ou ar-condicionado?

Os quartos não possuem eletrônicos de ventilação. Então os moradores que desejare deverão levar o seus ou conversar com o/a colega de quarto para adquirirem um em conjunto, ou adquirir individualmente.

Como funciona o esquema de limpeza da casa e dos quartos?

As Casas de estudantes universitários possuem a prestação de serviços de limpeza de segunda-feira a sexta-feira na organização e limpeza de espaços de uso coletivo, como cozinha, salas, lavanderia, Hall, banheiros e corredores. Já os quartos devem ser limpos e organizados por seus moradores.

Na lavanderia possuem produtos para limpeza ou temos que levar os nossos?

As lavanderias possuem máquinas e tanques de lavar para o uso coletivo, porém os produtos utilizados para a higienização e limpeza das roupas, sapatos ou acessórios são de domínio particular. Cada morador deverá possuir seus produtos.

O morador tem direito a comer de graça no RU?

Sim, todos/as moradores/as tem direito a isenção no RU nas refeições de café da manhã, almoço e jantar conforme o funcionamento do restaurante.

Unidades

• Casa de Estudantes Universitários I e III

Localização: Praça universitária quadra 71 CEU 3, Praça Universitária - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-220

Cozinha