Apresentação

Atualizado em 28/01/20 10:49.

Apresentação

A Equipe de Saúde Mental do Programa atua no atendimento psiquiátrico e psicológico de estudantes da UFG. Buscando uma compreensão dos processos que envolvem a saúde mental em seus diversos aspectos, a Equipe tem realizado um trabalho amplo, com ações diversificadas, como atendimentos preferencialmente em grupo, visitas aos locais de estudo e domiciliares, reuniões entre profissionais de diferentes áreas e discussões interdisciplinares dos casos.

Diante da impossibilidade de atender a todos os membros da comunidade universitária, o Programa tem dado prioridade ao atendimento das populações mais vulneráveis, como aqueles que não possuem condições sócio-econômicas para arcar com tratamentos privados. Por isso, durante o acolhimento (primeiro procedimento pelo qual passa a pessoa atendida) é feita a classificação de urgências e emergências e também uma avaliação sócio-econômica. O atendimento será prioritariamente em grupo. Dessa forma, o Programa garante que pelo menos os usuários em estado de urgência e os de baixa-renda possam ser atendidos, buscando contribuir com a diminuição da evasão entre os estudantes e com a qualidade de vida dos mesmos.