sa01092020

Setembro Amarelo: campanha de combate ao suicídio

En 01/09/20 07:00 . Actualizado en 01/09/20 07:02 .

O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil, no mundo e suas formas de prevenção. A realização é da CVV, Siass, Dass, Propessoas e Programa Saudavelmente da Prae

Apresentação

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre desde 2015 por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Considerando que a primeira medida preventiva do suicídio é a educação, as Instituições de Ensino Superior são espaços naturais para este tipo de abordagem, derrubando tabus e compartilhando informações sobre o tema. Considerando as medidas de distanciamento social em curso, atividades on-line serão oferecidas ao longo do mês de setembro abertas a toda a comunidade universitária.

Programação:

Ciclo de conversas on-line de prevenção ao suicídio:

Acompanhe no canal CVVOficial no YouTube

Prevenção ao suicídio: o escutar como caminho

02/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.

Nessa quarta, nosso convidado é José Fernando, voluntário do Centro de Valorização da Vida. O CVV está disponível 24h por dia, todos os dias do ano, para conversar com qualquer pessoa através do telefone 188 e também oferece cursos e outras atividades de apoio emocional para comunidade. Com base na sua experiência como voluntário dessa organização, ele vai conversar conosco sobre o escutar como caminho de prevenção ao suicídio.

Assista em:

Suicídio: o que eu tenho a ver com isso?

09/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.
Nessa quarta, nossa convidada é a Psicóloga Me. Lyris Meruvia Pinto (Assistência Estudantil da UFG - Regional Goiás), cuja prática em promoção de saúde mental é voltada para o desenvolvimento pessoal e interpessoal, habilidades sociais e resiliência humana. Ela vai conversar conosco sobre nosso papel enquanto familiares, amigos, colegas e professores nas ações preventivas ao suicídio.

Assista em:

Eu vim pra dizer que te amo

16/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min
Nessa quarta, nossa convidada é Juliana Veras, dramaturga, atriz e professora de teatro do Curso de Princípios Básicos de Teatro do Teatro José de Alencar (Secult-CE). Eu vim pra dizer que te amo é o nome de texto teatral de sua autoria que aborda temas como depressão e suicídio. Juliana vai apresentar uma leitura dramática do seu texto e conversar conosco sobre os desafios de trabalhar o tema do suicídio nas artes, a partir de sua experiência com a criação e montagem do seu texto para o teatro.

Assista em:

Consultar o psiquiatra? Eu?

23/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.
Nessa quarta, nossas convidadas são a Médica Psiquiatra Dra. Maria Amélia Dias Pereira (Saudavelmente - Prae/UFG) e a Médica Psiquiatra Paula Alves da Paula (Siass - Propessoas/UFG). Elas vão conversar conosco sobre mitos que envolvem a consulta em psiquiatria e afastam pessoas que poderiam se beneficiar da atuação desse profissional, inclusive preventiva.

Assista em:

Sobrevivendo à perda por suicídio: a dor de quem fica

30/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.
Nessa quarta, nossa convidada é a Psicóloga Dra. Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira, psicoterapeuta em situações de perdas, luto e comportamento suicida e fundadora do Projeto Inter-vir - suporte em perdas. Ela vai conversar conosco sobre sua experiência com o suporte a famílias enlutadas por morte por suicídio, que não raro se desestabilizam emocionalmente e precisam de um tempo para aprender a lidar com a perda.

Assista em:

Espaços de escuta on-line:

Para os servidores da UFG: Como vai você?

Nas segundas-feiras, às 17h.

Link no site da Propessoas/UFG.

Para os estudantes da UFG: Prae.com.vc

Nas sextas-feiras, às 16h.

Link no site da Prae/UFG.

Para todas as pessoas: CVV – Ligue 188
Telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Integrando corpo e mente:

Alongamento e meditação on-line:

nas terças e quintas-feiras, às 17h. Duração: 50 min.

Acesso pelo link: http://meet.google.com/xcn-uhky-nhz

Realização: CVV | Siass, Dass, Propessoas e Saudavelmente Prae UFG