cel na mao

Funcionamento e ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis no período pandêmico

Em 23/04/20 08:03. Atualizada em 20/04/22 17:06.

Com o atual cenário de saúde pública mundial, em função do Covid-19, A PRAE/UFG vem trabalhando em ações relacionadas aos Programas e Serviços de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Goiás

- A PRAE mantém o pagamento regular de todas as Bolsas da Assistência Estudantil, vinculadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), aos estudantes com status ativo/CGA, matriculados em cursos presenciais de graduação.

 

- Durante o período de fechamento dos Restaurante Universitários, a PRAE continuou atendimento por fornecimento de refeições até que fossem publicadas portarias específicas que tratam de repasses financeiros, em caráter excepcional e emergencial, destinados a contribuir com a alimentação dos estudantes da Universidade Federal de Goiás com renda familiar per capita muito baixa e alta vulnerabilidade social, os quais faziam uso frequente dos RUs e sofreram grande impacto com a medida intempestiva do seu fechamento.

 

- Os estudantes atendidos pele PRAE, sobretudo moradores de Casas Universitárias, têm recebido orientações, com base nos documentos oficiais da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, por meio de encontros virtuais com especialistas, com realização de lives em plataformas digitais, quanto aos cuidados necessário para evitar a contaminação comunitária da Covid-19 e também relativas ao controle de fluxo de pessoas nas CEUs.

 

- Com o objetivo de diminuir as aglomerações, os estudantes moradores de CEU que demonstraram interesse em voltar para as casas de seus pais, outros parentes, familiares ou amigos, obtiveram o apoio da PRAE para a aquisição de passagens aéreas e terrestres, bem como no transporte em carro da UFG. 

 

- Em conjunto com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás foi realizado um encontro virtual (Live na Plataforma Instagram) especialmente para os moradores de CEU no dia 8 de Abril com o tema "Cuidados nas Casas de Estudantes Universitários da UFG em tempos de Covid-19". A organização foi das Professoras Claci Fátima, Luana Cássia, do NEPIH - Núcleo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde - e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

 

- O Programa de saúde mental da PRAE - Saudavelmente, em especial neste período de distanciamento social, promove entre os integrantes da comunidade universitária uma série de ações e trabalhos de acolhimento virtual e acompanhamento como os que seguem:

a) Atendimento à distância por meio do aplicativo de mensagens de Whatsapp - (62) 32096243  em que os estudantes em emergência podem ter acesso aos plantões psicológicos e teleconsultas psiquiátricas, inclusive retirar, caso seja necessário, as receitas médicas na portaria da PRAE.

b) Uma das Psicólogas da PRAE (Natália Beatriz) tem apresentado semanalmente lives, via redes sociais, com temas distintos e relacionados, tais como: “O que estamos aprendendo com a pandemia de coronavírus?”.“Presença e fé em tempos turbulentos” e “Luto e esperança de dias melhores”. 

c) Ainda na abordagem das transmissão ao vivo via Facebook, de apoio emocional, acontecem meditações e esclarecimentos sobre saúde mental em meio à pandemia e práticas integrativas em saúde.

d) Nos dias 17/04, 24/04 e 01/05, das 9h às 10h30min, o Programa Saudavelmente coordena o ciclo de conversas on-line pela plataforma zoom com o tema: “cultivando o equilíbrio emocional no distanciamento social”.

 

- Ainda foi disponibilizado, por meio do compartilhamento via Google Drive, dicas de livros, vídeos músicas e outras mídias para o período de distanciamento social, além de contribuir com informações de plantas medicinais e óleos essenciais úteis para o tratamento complementar de problemas respiratórios em geral.

 

- A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis estimulou e apoiou uma ação solidária dos estudantes, valorizando o protagonismo desse segmento em contexto de crise, o qual foi denominado “Movimente-se! Tem gente precisando de você!”. O objetivo foi arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza para estudantes da Universidade Federal de Goiás e servidores terceirizados que se encontram em necessidade, agravadas nessa conjuntura. Para participar, o acesso é por formulário, tanto para doar quanto para solicitar. Os gêneros mais recebidos foram: arroz, leite, feijão, óleo , macarrão, sabonete, creme dental, detergente, molho de tomate, farinha de milho, açúcar, café e sabão em barra. As doações são recebidas na sede da PRAE e distribuídas entre os cadastrados, preferencialmente em suas próprias casas, pelos estudantes participantes, com apoio da Diretoria da Articulação Acadêmica da PRAE. 

 

O Serviço Odontológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis publicou uma série de materiais de orientações e higiene bucal. Foram abordados temas de escovação dos dentes, limpeza das escovas, uso de fio dental, enxaguante bucal e demais ações para a manutenção da saúde.

 

- O Serviço de Nutrição continua atuando na produção de materiais educacionais e também no acompanhamento de situações graves de disfunção alimentar. Além de terem mantido o atendimento para dúvidas, críticas, elogios e sugestões sobre as refeições enviadas às CEU UFG, por e-mail (nutricao.prae@ufg.br) e telefone (62 984026062).

 

- O Serviço Social tem realizado um trabalho intenso na recepção e análise de demandas, com atendimento virtual, selecionando aquelas que são emergenciais e provocadas ou agravadas pelo contexto de Covid-19; Além disso, tem mantido o acompanhamento da convivência dos estudantes moradores de casas, com seus conflitos e dificuldades, contribuindo para com o bem-estar coletivo desses moradores.

 

- As obras de reforma das casas de estudantes universitário, por serem de interesse social, não sofreram descontinuidade. Com os devidos cuidados, todo o serviço continuou e está bastante adiantado.

 

- A reforma do Centro de Esporte do Samambaia também segue e está quase concluida.

 

- A reforma do Restaurante Universitário da Praça Universitária teve uma interrupção de 15 dias e já foi retomada, seguindo seu fluxo normalmente, para ser entregue conforme o calendário de obras.

 

- Toda a equipe da PRAE tem trabalhado para manter os atendimentos de apoio social e em saúde dos estudantes durante esse período, com fluxo intenso de demandas que chegam nas diferentes frentes, inclusive de protagonismo estudantil para buscar soluções e não só atendimentos.

 

- Uma nova demanda têm sido abraçada pela equipe da PRAE, a que deriva do necessário apoio ao acometidos pela infecção do novo corona virus, no âmbito da comunidade acadêmica da UFG.

 

- No âmbito das atividades de esporte e lazer, a PRAE tem mantido as inscrições e participação de equipes e atletas no sistema desportivo universitário estadual (especialmente nos e-games!).

 

-  Continuamos realizando orientação on line de treinamentos individuais de atletas e equipes da UFG.

 

-  Realização de "lives" (encontros por instagran) semanais das modalidades esportivas da UFG;

 

- Enviamos cartilha por e-mail aos usuários do Centro de Esportes, contendo orientações de atividades fisicas que podem ser realizadas em casa neste periodo de isolamento social.

 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis teve um papel importante no Espaço das Profissões 2020, que foi 100% remoto. Com participações em lives e debates.

 

A Diretoria de Articulação Acadêmica promoveu a Ação Solidária “Movimente-se”, que teve como propósito arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza para atender estudantes da UFG e servidores terceirizados em situação de necessidade e/ou insuficiência de recursos para atravessar esse momento. 

 

Os estudantes da Universidade Federal de Goiás estão expondo seus produtos na  “Feira Virtual”. São adereços, produtos, artesanatos e vários itens à venda. A página já alcançou mais de 3 mil visitas até agora.

 

O Programa Saudavelmente está com o projeto “Grupo Terapêutico”. Serão oito encontros on-line de escuta e acolhimento para estudantes com ansiedade e depressão leve.

Os encontros serão as terças-feiras, das 14h30 às 16h. Informações pelo WhatsApp (62) 3209-6243

 

Foi criado o Plano Emergencial de Conectividade da Universidade Federal de Goiás ((PEC/PRAE/UFG) que visa a seleção de estudantes para Plano de Dados, Empréstimo Emergencial de Equipamentos de Informática e Aquisição de Equipamentos de Informática para as aulas remotas que começarão em agosto.

 

 

 

Contatos dos Serviços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis:

 

 

Pró-Reitora: Maisa Miralva da Silva

Telefone: 99662-9681 /e-mail: maisa@ufg.br

Pró-Reitora Adjunta / Diretora de Articulação Acadêmica: Ana Cristina Silva Rebelo

Telefone: 98138-0503 / e-mail: ana_rebelo@ufg.br

Diretor de Indicadores Sócio Acadêmicos: João Medrado

Telefone:  WhatsApp business 3209-6547/ e-mail: medradoprae@gmail.com

Diretora da Atenção Estudantil: Camila Cardoso Caixeta

Telefone: 98165-3081/ e-mail: camilacaixeta@ufg.br / dae.prae@ufg.br

 

Coordenação Administrativa:  

Coordenadora: Kássia Barros Neves / e-mail: kassiabarros@ufg.br

 

Telefones: (62) 32096240 ou (62) 32096241 - Servidor Fabrício Henrique / E-mail: prae@ufg.br

                WhatsApp business: (62) 3209-6491 -  Servidor Alan Maurício 

 

Bolsas:

- Carime Daher: Responsável pela Bolsa Acolhe, Canguru, Goiás e Permanência, Aquisição de Equipamentos de Informática.

(62) 9 9180-2783 E-mails: prae@ufg.br / carimedaher@gmail.com / bolsasprae@gmail.com

 

- Daniella Carvalho: Responsável pela Bolsa CEU, Moradia, Alimentação e Pacote de Dados.

(62) 9 8459-0705 E-mail: danifcarvalho@ufg.br  

 

Serviço Odontológico:

Coordenador: Hidecázio Sousa

(62) 3209-6237 / e-mail: hidecazio@ufg.br

 

Serviço de Saúde Mental (Saudavelmente):

Coordenadora: Lívia Mesquita de Souza

(62) 3209-6243 (WhatsApp) / e-mail: liviams@ufg.br / saudavelmente@yahoo.br

 

Serviço Social

 

Coordenadora: Beatriz Cristina de Almeida

(62) 98190-5075 / e-mail: sevicosocialufg@yahoo.com.br

 

Serviço de Nutrição:

Coordenadora: Samantha Pereira Araújo

WhatsApp business (62) 3209-6229/ e-mail: nutricao.prae@ufg.br.

 

Esporte e Lazer (CECAS - Centro de Esportes do Campus Samambaia)

Coordenador: Juracy da Silva Guimarães - (62) 999726299

Equipe: Augusto Cezar (Academia): 994119936

            Shayene Assis (Quadra): 982511824

E-mail: cecasufg@gmail.com.

 

 

 

 

Notícias relacionadas:

 

Portaria define repasse financeiro em caráter excepcional e emergencial

Devido ao impacto social do fechamento dos Restaurantes Universitários para parte dos estudantes que dependem desse equipamento social para realizar suas refeições, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis publica Portaria definindo repasse financeiro em caráter excepcional e emergencial para estudantes de graduação presencial, no valor de R$ 250,00. 

Ambulatório oferece terapias integrativas a distância

O distanciamento social instituído devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus pode afetar além da rotina, a saúde física e mental das pessoas. Ciente dessas questões, terapeutas voluntários do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) decidiram realizar o atendimento a distância (virtuais e por telefone).

 

Categorias: última hora