pbp_img

Programa de Bolsa Permanência/MEC

On 06/04/13 17:06 . Updated at 09/03/18 13:26 .

Saiba mais sobre o Programa de Bolsa Permanência/MEC

» Sobre o Programa de Bolsa Permanência

Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal. Ademais, os estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores também farão jus a bolsa de permanência durante os períodos de atividades pedagógicas formativas na IFES, a bolsa de permanência até o limite máximo de seis meses.

Uma grande vantagem da Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é ser acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas, a exemplo da bolsa do Programa de Educação Tutorial – PET, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.

» Quem Pode Participar?

Poderá receber a Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I - possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;

II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;

III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

IV - ter assinado Termo de Compromisso;

IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

Além disso, o Programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso.

» Como Participar

Os alunos da UFG que preencherem os requisitos acima e estiverem interessados em participar do Programa de Bolsa Permanência do MEC devem inscrever-se no seguinte endereço: http://bolsas.mec.gov.br/. Após realização do cadastro, o estudante deve comparecer no setor responsável pelo recolhimento dos documentos e entregar o Termo de Compromisso assinado com toda a documentação exigida.

»  Termo de Compromisso - Imprimir e Assinar. Arquivo no Formato .Doc (Microsoft Word ou LibreOffice Writer).

»  Relação dos Documentos Comprobatórios. Arquivo no formato .PDF(pdf)

»  Para maiores informações, ler o Manual do Programa de Bolsa Permanência - Arquivo no formato .PDF(pdf)

» Outras Informações:

Quando ocorrer o primeiro pagamento, o tutor deverá se dirigir à agência que indicou no sistema munido do seu número de benefício, que poderá ser obtido no endereço:

» Locais de Entrega dos Documentos:

Campus Goiânia:

- Coordenação de Serviço Social

Endereço: 5ª Avenida, Setor Universitário, Praça Universitária. Prédio do Restaurante Universitário, segundo andar.

Horário: das 08h às 12h e das 14h às 17h30min.

Telefone: (62) 3209-6241 / 3209-6239

Campus Catalão:

- Setor de Assuntos da Comunidade Universitária/SECOM

Endereço: Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 1.120, Setor Universitário.

Horário: das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Campus Cidade de Goiás:

- Secretaria de Administração.

Endereço: Av. Bom Pastor, nº 08, Setor Areião.

Horário: das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Telefone: (62) 3371-2900 / 3371-1511

Campus Jataí:

- Assessoria Estudantil.

Endereço: Rua Riachuelo, nº 1.530, Setor Samuel Graham.

Horário: das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Categories: Eventos