FONAPRACE

Em 22/12/05 15:00. Atualizada em 13/06/12 13:49.
Pesquisa do perfil scio-econmico e cultural do estudante de graduao das IFES brasileiras.

    O processo de democratização do sistema educacional brasileiro, particularmente das Universidades Públicas, passa necessariamente pela incorporação de estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Não basta, entretanto, assegurar-lhes o acesso: é preciso considerar que o compromisso efetivo do Estado com a democratização do ensino superior pressupõe a criação de condições concretas de permanência de todos os alunos na Universidade, até a conclusão do curso escolhido, através da formulação de programas que busquem atenuar os efeitos das desigualdades existentes, provocadas pelas condições da estrutura social e econômica. As Ifes ainda não estão suficientemente aparelhadas para enfrentar os desníveis sociais de seus alunos e precisam criar estímulos à formação cultural, visando obter, na conclusão do curso, a minimização de diferenças presentes no início dele.

     O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - Fonaprace definiu, como meta prioritária, trabalhar na sistematização de uma proposta de política de assistência ao estudante. Faltavam, no entanto, dados confiáveis que fundamentassem sua formulação. Assim, em 1994, realizou-se o primeiro levantamento amostral do perfil socioeconômico dos alunos de graduação das Ifes. Esse levantamento, apesar de ter apontado índices nacionais de caracterização socioeconômica, não permitiu que cada IFES tivesse um perfil local. Não teve, portanto, a consistência necessária para o apontamento de políticas em âmbito local e nacional.

     A partir dessa situação, o Fonaprace desenvolveu um estudo sistemático nas Ifes para determinação do perfil socioeconômico e cultural de seus estudantes essencial ao debate, formulação e implantação de políticas sociais que garantam a permanência dos alunos de graduação no interior das Instituições. Os resultados preliminares desse estudo estão contidos no presente relatório, que tem o objetivo de subsidiar a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes - na definição das políticas de assistência.

      Para tanto, buscou-se nas IFES :

  • Elaborar um instrumento de pesquisa capaz de fornecer os dados necessários ao delineamento do perfil dos estudantes;
  • Caracterizar as diferenças socioeconômicas e culturais existentes entre os estudantes;
  • Traçar o perfil socioeconômico e cultural, de saúde e de expectativas profissionais dos alunos da graduação;
  • Dimensionar a assistência praticada e levantar a demanda potencial em âmbito local, regional e nacional, buscando indicadores que possam fundamentar a definição de políticas sociais.

     Em relação à pesquisa anterior, foram acrescentados itens referentes ao perfil cultural com a caracterização de família, moradia, migração, conforto familiar, hábitos de leitura, atividades de lazer, expectativas profissionais, vida acadêmica, saúde e prática esportiva.

     O financiamento desta pesquisa foi assegurado inicialmente pelas próprias IFES, que custearam a participação de seus representantes em seminários e treinamentos e, também, a realização da pesquisa local, parcela maior dos custos. As IFES integrantes da Coordenação Nacional de Pesquisa suportaram encargos ainda maiores, possibilitando a participação dos mesmos em todas as reuniões de trabalho. Na seqüência, o aporte de recursos do MEC/Sesu e da Andifes, que possibilitaram a conclusão e a elaboração deste relatório.

Informações: http://www.ufrn.br/perfil.html

 

 

 

Fonte: FONAPRACE