perguntas e respostas

Perguntas e Respostas sobre o Plano de Conectividade

On 07/15/20 14:48 . Updated at 08/05/20 08:42 .

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis copilou as principais dúvidas dos estudantes da Universidade Federal de Goiás sobre o Plano de Conectividade. Confira.

Pergunta: Qual período para solicitar o empréstimo de computadores para o retorno das aulas dia 31 de Agosto?

Resposta: a partir do momento que você se matricular em algum NL ou disciplina de 2020.1 que será ministrada remotamente.

 

Pergunta: A portaria do Plano de Conectividade Emergencial da UFG fala dos alunos que já se encontram matriculados em disciplinas que sejam realizadas com TDICs, mas, e em relação aos alunos que ainda vão se matricular ?

Resposta: para acessar o PEC a matrícula deve estar ativa. Para os alunos que ainda irão se matricular é importante esperar os prazos definidos pela PROGRAD.

 

Pergunta: Por exemplo, o semestre será retomado a partir de 31/08/20 e todas as disciplinas serão remotas. Alguém sabe se a PRAE já tem um procedimento a seguir para esse caso?

Resposta: Sim, atualmente contamos com a Portaria de Plano de Dados, Resoluçao sobre Empréstimo de Equipamento pela unidade acadêmica e Edital para repasse financeiro para colaborar na aquisição de equipamento de informática.

 

Pergunta: O aluno reside em Fortaleza, disse que vai se matricular apenas em disciplinas obrigatórias, com retorno previsto para 31/08. Já manifestou que precisa de auxílio internet e equipamento e queria organizar para estar conectado no retorno em agosto. Só poderemos solicitar a ele algum desses benefícios, depois que se matricular em disciplina?

Resposta: SIM, apenas quando ele estiver matriculado em disciplina que será ofertada remotamente.

 

Pergunta: Existe alguma ação do plano de conectividade voltada a alunos de pós-graduação, ou se a PRPG está pensando algo a respeito?

Resposta: Para informações sobre pós-graduação verifique junto a PRPG, a PRAE atente exclusivamente estudantes de graduaçao da UFG.

 

Pergunta: Há alguma informação sobre acessibilidade nas estratégias de conectividade? Como podemos orientar estudantes com deficiência visual e/ou auditiva no semestre remoto?

Resposta: A PRAE e o SINAce estão elaborando estratégias que logo serão divulgadas.

 

Pergunta: Alguns alunos estão com dificuldades para se inscrever na bolsa por causa de um problema no CadÚnico. Tem algum número que ele possa ligar para alguém ajudá-lo?

Resposta: fale diretametne com a Coordenação do Serviço Social da PRAE pelo telefone (62) 3209-6241.

 

Pergunta: Como faz pra preencher o formulário socioeconômico do SIGAA para quem entrará em curso 2020/2?

Resposta: Primeiramente ela tem que estar matriculada para ter acesso ao SIGAA

 

Pergunta: A Unidade Acadêmica deve fazer algum tipo de acompanhamento dos alunos que forem contemplados pelo Edital, ou apenas retornar quando a PRAE solicitar alguma dessas informações?

Resposta: A UA deve orientar os professores a preencher a frequencia no SIGAA mensalmente para que a PRAE possa verificar se o estudante realmente está frequentando as aulas.

 

Pergunta: Sou calouro do curso de enfermagem e gostaria de saber sobre o edital de auxílio para a aquisição de aparelhos de informática para as aulas online. Eu li todo o edital e não entendi onde devo encaminhar os documentos e quais os documentos e até que dia. Seria possível me orientarem?

Resposta: Os documentos sao anexados no Cadastro Unico no SIGAA. Para as datas veja o cronograma que está no edital.

 

Pergunta: Gostaria de saber se posso comprar um aparelho de valor superior a 500 reais (valor da ajuda) e se puder eu mando foto da nata fiscal da mesma forma

Resposta: Sim

 

Pergunta: Quem não estiver matriculado em disciplina remota mas está atuando em iniciação científica, pode solicitar o auxílio para pacote de internet?

Resposta: Não, o Plano de Internet é para atividades de ensino de graduação

 

Pergunta: Onde posso solicitar o Cadastro único da PRAE?

Resposta: Aderir ao cadastro único é o mesmo que: preencher o questionário do cadastro único no SIGAA, e ao final, anexar os documentos que comprovam as informações fornecidas.

 

Pergunta: Já tem um aluno solicitando o auxílio de 500,00 para compra de equipamento de informática A questão é a seguinte: ele disse que vai usar o auxílio para comprar uma memória RAM para arrumar o computador dele e poder assistir as aulas. É possível?

Reposta: Sim.

 

Pergunta: Mas e se ele não puder buscar, considerando que não está em Goiânia?

Resposta: Oriente a solicitar repasse financeiro para aquisição de equipamentos.

 

Pergunta: De acordo com o edital do auxílio para compra, entre outras providências, a Unidade Acadêmica deve declarar que não possui o equipamento para emprestar. Não vai ter problema declarar, sendo que a gente tem uma CPU?

Resposta: No ofício coloque a justificativa que o estuante não se encontra em Goiânia.

 

Pergunta: Nós não lançamos núcleo livre, mas alguns alunos estão fazendo em outras unidades. Ainda assim, o empréstimo do equipamento é conosco, certo? Em conversa com a diretora ficamos em dúvida se a solicitação do aluno deveria ser feita a nós ou à unidade na qual está fazendo a disciplina.

Resposta: Sim, o empréstimo é via UA de origem do estudante.

 

Pergunta: As disciplinas de orientação (monografia) foram oferecidas remotamente, ou seja, continuam agora remotamente, mesmo não sendo NL. Os discentes matriculados podem receber auxílio para internet? 

Resposta: Sim

 

Pergunta: Os alunos estão perguntando se realmente vão receber o e-mail quando o auxílio da internet sair e for disponível no banco (os que  deverão ir ao banco sacar estão preocupados de perder o prazo).

Resposta: Sim, irão receber o e-mail.

 

Pergunta: Podemos enviar a tabela dos que solicitam o auxílio para internet  para o próximo mês no mesmo processo, ou é necessário abrir novo?

Resposta: pode ser no mesmo processo.

 

Pergunta: Quando abrem as matrículas do semestre?

Resposta: Aguarde as orientações da PROGRAD ou procure sua UA.

 

Como será garantido que o plano chegará a todos?

Resposta: A PRAE tentará atender a todos que solicitarem e que se enquadram nos critérios de elegibilidade.

 

Pergunta: Mesmo que recebe alguma bolsa pode pedir esse auxilio para pagar a internet?

Resposta: Sim.

 

Pergunta: Posso solicitar o plano de conectividade sem estar, ainda, matriculado em nenhuma matéria?

Resposta: Não.

 

Pergunta: Quem não pegou disciplinas de NL, mas voltará às aulas em agosto, pode se inscrever neste edital?

Responder: Sim, desde que sua matrícula esteja ativa e a disciplina seja oferecida remotamente

 

Pergunta: Devo mandar os meus dados para o coordenador do meu curso? Onde encontro essa planilha?

Resposta: mande seu dados para o coordenador de curso ou de Assuntos Estudantis da sua UA. Ele quem enviará para a PRAE.

 

Pergunta: Quem estiver recebendo auxílio da bolsa moradia pode solicitar o plano conectividade?

Resposta: Sim.

 

Pergunta: Como eu vou enviar minha solicitação para minha universidade responsável?

Resposta: fale com sua Unidade Acadêmica da UFG.

 

Pergunta: Como se faz para conseguir o empréstimo de aparelho?

Resposta: fale da sua necessidade para seu coordenador/a de curso.

 

Pergunta: Se contemplada eu iria comprar um equipamento usado. Como faz com a Nota Fiscal? Pode ser no nome do antigo dono?

Resposta: A Nota Fiscal deve ser no nome e CPF do estudante. 

 

Pergunta: Ia começar a estudar no 2º semestre. Posso me cadastrar nos programas da PRAE?

Reposta: Sim, mas antes procure sua UA.

 

Pergunta: Vou me matricular em matérias apenas em agosto. Devo esperar atá lá pra pedir?

Resposta: Sim.

 

Pergunta: Quando na minha conta ou agência constar a letra “X” , eu preencho com a letra ou com o número “0”?

Resposta: SEMPRE informar a sua conta como consta no CARTÃO.

 

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