inscricoes

Seleção de bolsistas

Em 13/07/20 13:41.

Oportunidade de duas bolsas de pesquisa para estudantes das áreas de Administração, economia, Contabilidade e Ciências Sociais da UFG.

Para participar, o estudante deverá estar regularmente matriculado e dispor de tempo para as atividades do projeto.

Para concorrer à oportunidade e à bolsa, é necessário enviar uma justificativa (uma página) explicando porque gostaria de participar do projeto. A seleção é exclusiva aos estudantes de baixa renda.

Confira abaixo os detalhes da seleção.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Processo: 436830/2018-3

Chamada: MCTI/CNPQ n° 28/2018 – Edital Universal

Vigência início:18/02/2019 a 28/02/2023

Área: Organizações Públicas

Coordenador: Prof. Vicente da Rocha Soares Ferreira

TÍTULO DO PROJETO: Municípios goianos: pesquisa de diagnóstico e formulação de proposta para o desenvolvimento e implementação de competências e capacidades de gestão nos governos municipais.

RESUMO DO PROJETO

Os serviços fornecidos pelos governos municipais impactam muitos aspectos da vida de suas comunidades, pois é nos municípios onde as pessoas moram e trabalham. Esse nível de governo assume importante papel em transformar políticas públicas formuladas em nível estadual e nacional em ações programáticas, que afetam diretamente a vida dos cidadãos (Bogason, 2000; Lima & Medeiros, 2012; Meyers & Vorsanger, 2010; Santos & Magalhães, 2012; Sellers & Lidstrom, 2007; Winter, 2010).

Considerando que os governos municipais são aqueles que mais demandam o desenvolvimento de capacidades e competências de gestão, este projeto apresenta os seguintes objetivos: a) realizar uma pesquisa sobre as melhores práticas (últimos 10 anos) em gestão pública municipal baseadas em evidências empíricas em três países: Brasil, Estados Unidos e Tailândia; b) levantar as principais atividades e ações desenvolvidas  pelos governos locais do Estado Goiás nas áreas de saúde, educação e assistência social; c) mapear as capacidades administrativas (capacidades estatais) da gestão dos munícipios nas áreas de saúde, educação e assistência; d) realizar uma pesquisa junto a gestores municipais para o levantamento de seus principais desafios e suas necessidades de gestão; e) realizar uma pesquisa, em uma amostra representativa de municípios goianos, para identificar a opinião dos cidadãos sobre suas reais prioridades de políticas públicas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência.

Para o alcance dos objetivos desta proposta de pesquisa, projeta-se a utilização de métodos mistos de pesquisa para coleta e análise dos dados (Creswell, 2014; Yin, 2009).

Na parte qualitativa a coleta de dados será feita por meio de grupo focal e entrevista semiestruturada. Para analisar serão feitas análises de conteúdo com a utilização do software Nvivo que permite analisar grandes volumes de dados em torno de categorias previamente estabelecidas (Flick, 2009; Miles & Huberman, 1994).

Na parte quantitativa a coleta de dados se dará em bases oficiais como do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM-GO, Instituto Mauro Borges (Instituto de Pesquisa do Governo de Goiás) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para análise desses dados serão utilizadas técnicas de estatística paramétrica e não paramétrica com auxílio do software estatístico SPSS.

Como resultados, espera-se: a) a estruturação de um banco de casos sobre as melhores práticas de gestão pública para governo locais no Brasil; b) a elaboração de oficinas sobre as melhores práticas e práticas baseadas em evidências em gestão pública municipal; c) a criação de um concurso de gestor inovador para premiar as melhores experiências de gestão municipal no Estado de Goiás; d) a criação de um observatório para análise dos dados disponíveis em bases oficiais e disponibilização de informações municipais que possam auxiliar na implementação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social; e) a identificação das políticas públicas prioritárias necessárias aos municípios goianos; f) formação de pessoal em nível de graduação e da pós-graduação para trabalhar na gestão pública municipal e; g) apoiar os governos municipais na formulação, implementação e a avaliação de políticas públicas municipais.

Parte desta proposta será desenvolvida em parceria com o Institute for Governmental Services andResearch (IGSR), da Universidade de Maryland, dos Estados Unidose oCollege of Local Administration, da KhonKaenUniversity,da Tailândia.

BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO:

Vagas: 2 (duas)

Requisitos

• Estar matriculado em curso de graduação nas áreas: Administração, Economia, Contabilidade ouCiências Sociais, e ter/estar:
  1. Regulamente matriculados/as;
  2. disponibilidade de 20 horas semanais (período matutino ou vespertino);
  3. conhecimento médio/avançadodo pacote office;
  4. conhecimento básico em estatística descritiva;
  5. boa comunicação;

Além dos requisitos apontados, o/a candidato/aa deve escrever uma justificativa de uma página explicando porquê gostaria de participar do Projeto.

Prof. Vicente da Rocha Soares Ferreira

Coordenador do projeto

Daniela Gomes Pessoa

Pesquisadora assistente