prae4

PRAE institui Coordenações de Assuntos Estudantis nas Unidades Acadêmicas

Em 18/06/19 07:46. Atualizada em 18/06/19 12:59.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) instituiu por meio das portarias SEI 2500 e 2737, a nomeação de 61 membros, titulares e suplentes, para compor as Coordenações de Assuntos Estudantis nas Unidades Acadêmicas

Texto: Ariane Martins de Brito

As Coordenações foram criadas para construir estratégias que aproximem as Unidades Acadêmicas (UAs) da PRAE, a fim de ter uma presença cotidiana da pró-reitoria nas demandas estudantis de cada unidade, tendo respostas mais rápidas e sistemáticas quanto às dificuldades e possibilidades vinculadas à trajetória acadêmica dos estudantes da UFG, fazendo com que o estudante permaneça na Universidade e tenha melhor desempenho acadêmico.

Desde sua constituição, a PRAE promoveu três reuniões, nos meses de maio e junho, com as 29 Coordenações, que tem por objetivo:

• Instituir uma representação direta da PRAE em cada Unidade Acadêmica da UFG;
  • Ser o elo entre PRAE e Estudante de cada curso e UA
  • Manter a observação, a escuta e a construção de atendimentos de demandas específicas e coletivas dos estudantes;
  • Favorecer a permanência, o envolvimento universitário e a conclusão do curso, evitando a retenção, reprovação e evasão;
  • Favorecer o acompanhamento e monitoramento da PASE;
  • Acompanhar a influência da PASE na vida acadêmica dos estudantes atendidos.

Após as reuniões, membros identificaram e mapearam as ações de cuidado e atenção aos estudantes, que ocorrem em suas unidades, e quais as dificuldades e demandas de suas unidades os estudantes possuem. Além das reuniões, a PRAE tem visitado cada unidade acadêmica para apresentar as Coordenações, e verificar, pessoalmente, as demandas e dificuldades de cada unidade.

Com este trabalho em conjunto, primamos por melhorar cada dia mais a vida acadêmica dos discentes da UFG, promovendo ações de saúde física e mental, além do apoio que a PRAE já realiza, com as bolsas e incentivos, e serviços prestados aos estudantes: Odontológico, Nutricional, Esporte e Lazer, Saudavelmente e Serviço Social.

A próxima reunião das Coordenações de Assuntos Estudantis nas Unidades Acadêmicas será dia 27/06/2019 no auditório da Escola de Engenharia, das 08h às 12h.

reuniao cae

Fonte: PRAE/UFG