cavacai

UFG e University of Surrey discutem projetos em colaboração

En 16/04/18 08:26 .

Professor Rao Martand Singh esteve em Goiânia para discutir parcerias em projetos que usam tecnologias verdes de engenharia

Foto: Adriano Justiniano

A UFG recebeu nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2018 a visita do professor Rao Martand Singh, da University of Surrey, Reino Unido. A UFG e a University of Surrey possuem convênio e vários pesquisadores de ambas as universidades têm realizado projetos em colaboração. A visita do professor Singh fez parte das atividades de prospecção, para a realização de um projeto de pesquisa em colaboração com a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG) e com o grupo de pesquisa em Geotecnia, no tema “Estacas geotérmicas", um tipo de fundação para edificações de diferentes portes, que propicia a troca de calor entre o terreno e o sistema de climatização. Pode-se, desta forma, tanto aquecer quanto refrigerar ambientes, de uma maneira eficiente e utilizando uma fonte de energia renovável. Esse tipo de estrutura tem se tornado muito popular na Europa e América do Norte, principalmente em função das metas de redução de emissões de carbono.

Universidade de Surrey
Antes do evento, professor esteve na Coordenadoria de Assuntos Internacionais para discussão do convênio entre as instituições

O professor Singh participou também do seminário "Tecnologias verdes: a Engenharia a serviço do meio ambiente", planejado como forma de divulgação de pesquisas e atividades de extensão que vêm sendo realizadas no campo de tecnologias verdes e, nesse contexto, de internacionalização da UFG. Foram apresentadas quatro palestras. A primeira, proferida pela professora Ofir Bergemann de Aguiar (CAI-UFG), tratou da mobilidade internacional e de outras formas de cooperação, incluindo iniciativas recentes envolvendo a University of Surrey, Reino Unido, onde vem sendo desenvolvidas pesquisas relacionadas com o emprego de algumas dessas tecnologias. A segunda palestra, proferida pelo professor Ricardo Reis (EECA-UFG), tratou da gestão da água em edifícios mais sustentáveis, incluindo tecnologias para a infiltração de água pluviais, técnicas que representam uma mudança de paradigma na gestão de águas urbanas e controle de cheias e fenômenos erosivos. A terceira palestra, apresentada pelo professor Emiliano Godói (EECA-UFG), tratou do Programa de Sustentabilidade da UFG. Finamente, como fechamento do seminário, foi proferida palestra pelo professor Rao Martand Singh (University of Surrey, Reino Unido), a respeito da Estacas Geotérmicas. O seminário foi organizado pela Liga de Geotecnia da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, sob a coordenação dos Pprofessores Gilson Gitirana Jr., Márcia Mascarenha e Maurício M. Sales.

Palestra Surrey

Palestra discutiu tecnologias verdes na engenharia

Fuente: SECOM UFG

Categorías: Última Hora